391 Q138427
Psicologia
Ano: 2016
Banca: FAEPESUL
A guarda compartilhada é um dispositivo que vem como um direito das crianças de serem educadas por ambos os pais, nesse sentido compreende que esse tipo de guarda traduz uma validação social para o exercício da paternidade e da maternidade mesmo após o rompimento conjugal. Assinale a alternativa INCORRETA:
392 Q138425
Psicologia
Ano: 2016
Banca: FAEPESUL

De acordo com os Transtornos de Personalidade relacione as colunas:

Assinale a alternativa CORRETA:

393 Q138424
Psicologia
Ano: 2016
Banca: FAEPESUL
De acordo com Freud (1905-1976) o aparelho psíquico está dividido em consciente, pré-consciente e inconsciente. Assim é CORRETO afirmar que:
394 Q138231
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Instituto Machado de Assis
Todas as afirmações acerca das diferentes técnicas psicoterápicas estão corretas, EXCETO.
395 Q138229
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Instituto Machado de Assis
A entrevista psicológica é um instrumento fundamental de trabalho para o psicólogo e outros profissionais. Assim as entrevistas de seleção podem ser classificadas em função do formato das questões e das respostas requeridas. A entrevista do tipo não diretiva é
396 Q138228
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Instituto Machado de Assis
Os testes psicológicos apresentam três características:
397 Q138226
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Instituto Machado de Assis
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR), um transtorno de personalidade é um padrão persistente de vivência íntima ou comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é generalizado e inflexível, tem início na adolescência ou no começo da idade adulta, é estável ao longo do tempo e provoca sofrimento ou prejuízo. O transtorno de personalidade esquizoide é um padrão de
398 Q138224
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Instituto Machado de Assis
Eduardo Kalina é um psiquiatra argentino um dos principais estudiosos no campo da drogadicção e dependência química. Autor de muitos livros dentre eles “Aos Pais de Adolescentes” assim ao pensar a terapia e a prática da psicoterapia familiar do adito, afirma que é preciso estudar profundamente os fenômenos de interação familiar. Segundo este autor, a experiência cotidiana mostra que surgem aditos de determinados grupos familiares e não de outros. Acredita que as famílias que geram um membro adito são “famílias psicotóxicas”. Isto significa que nelas está presente
399 Q138223
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Instituto Machado de Assis
Maurício Knobel especialista em Psiquiatria Infantil diferencia a psicoterapia breve e a psicanálise. A psicoterapia breve é não regressiva e tem tempo e objetivos limitados, propiciando.
400 Q138221
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Instituto Machado de Assis
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID - 10, os aspectos essenciais do transtorno de pânico são: