447191 Q603637
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

As referidas diretrizes priorizam o estudo das variedades linguísticas ou das diferentes formas de falar dos estudantes em detrimento do ensino da variedade padrão da língua portuguesa.
447192 Q603636
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: FUNECE

O processo de ensino-aprendizagem é composto, por duas partes: ensinar, que exprime uma atividade, e aprender, que envolve certo grau de realização de uma determinada tarefa com êxito. Considerando as diferentes abordagens do processo de ensino-aprendizagem, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

447193 Q603635
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: FUNECE

A forma como as pessoas se relacionam entre si caracteriza-se por etapas de interação de um indivíduo no desenvolvimento do grupo ao qual está inserido ao longo do tempo. Considerando essas etapas, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

447194 Q603633
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Kenski (2007) menciona que são utilizados vários tipos de tecnologias para aprender e saber mais e que se necessita da educação para aprender e saber mais sobre as tecnologias.

Tendo como base as ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre relação entre a educação e as tecnologias e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Grande parte das tecnologias é usada como auxiliar no processo educativo – elas não são o objeto, a sua substância e nem a sua finalidade.

( ) As tecnologias, por si só, fazem a diferença qualitativa no processo educativo.

( ) Um dos problemas, na atualidade, relativos ao uso das tecnologias na educação refere-se à não adequação da tecnologia ao conteúdo a ser ensinado e aos propósitos do ensino.

( ) As ...

447195 Q603631
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

A respeito da oferta e abrangência dos cursos e programas da educação superior brasileira, considere:

I - Cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

II - Cursos de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

III - Cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.

IV - Cursos de extensão, abertos a ca...

447196 Q603630
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

A autonomia didático-científica é condição necessária para a atividade-fim da universidade. Sobre o papel de decisão dos colegiados de ensino e pesquisa da instituição no exercício dessa autonomia, com base na legislação vigente, considere:

I - Criar, modificar e extinguir cursos.

II - Deliberar sobre os planos de carreira docente.

III - Elaborar programação dos cursos, pesquisas e das atividades de extensão.

Está correto o que se afirma em

447197 Q603629
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
O projeto de pesquisa é o documento que serve como guia para a investigação científica. Tem por finalidades antever e metodizar as etapas de um trabalho de pesquisa, sendo, portanto, o primeiro documento gerado em qualquer processo de investigação. Elaborar o projeto de pesquisa é planejar as ideias a serem desenvolvidas, prevendo as etapas do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta unicamente elementos constituintes da estrutura do projeto de pesquisa.
447198 Q603628
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Toda pesquisa deve apresentar um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar. Ele torna explícito o problema, aumentando os conhecimentos sobre um determinado assunto de investigação. Qual alternativa NÃO apresenta norma de formulação de objetivos de uma pesquisa?
447199 Q603627
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Bogdan e Biklen (1994), ao teorizarem sobre a pesquisa em educação, sinalizam algumas características da pesquisa qualitativa na área. NÃO é característica desse tipo de pesquisa:
447200 Q603626
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

A coluna da esquerda apresenta abordagens de investigação e a da direita, características de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.