O segmento do texto ele é um homem que põe, sem medos tolos, a diversidade e a surpresa em primeiro lugar ganha nova redação, preservados seu sentido e sua correção, em:
O segmento do texto ele é um homem que põe, sem medos tolos, a diversidade e a surpresa em primeiro lugar ganha nova redação, preservados seu sentido e sua correção, em: 
Julgue os seguintes itens, relativos aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 12A1AAA.
A correção gramatical do texto seria mantida caso a forma verbal “compreenderá” (l.42) fosse substituída por compreende, embora o sentido original do período em que ela ocorre fosse alterado: no original, o emprego do futuro revela uma expectativa de Dupin em relação a seu interlocutor; com o emprego do presente, essa expectativa seria transformada em fato consumado.
No Texto II, a relação de oposição de ideias que há entre as orações do período “Essa cena deve ter durado não mais que uma hora, mas para mim pareceu o dia inteiro” (l. 23-25) está mantida conforme as normas da língua-padrão na seguinte reescritura:
Caso se atribua sentido hipotético ao segmento as pessoas se surpreendem que os escritores comam, tropecem no beiço da calçada (2o parágrafo), sua redação deve assumir a seguinte forma:
Analisadas as relações de concordância ou de regência estabelecidas no texto, é correto afirmar que: 
Ainda a respeito de aspectos linguísticos e dos sentidos do texto 1A1-I, julgue os itens que se seguem.
Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto, o período “Há que experimentar o prazer para, só depois, bem suportar a dor” (l. 13 e 14) poderia ser reescrito da seguinte forma: É preciso experimentar o prazer para, apenas depois, suportar bem a dor.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue os itens a seguir.
Sem prejuízo à correção gramatical e aos sentidos originais do texto, o termo “encadeados” (.4) poderia ser substituído pela oração que se encadeiam.
Analise as afirmações abaixo e, a seguir, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
1. Caso na linha 19, o vocábulo Investimentos fosse passado para o singular, quantas outras palavras deveriam sofrer alteração para fins de concordância? ____, apenas.
2. Se na linha 22 suprimíssemos o vocábulo das e o núcleo do sujeito assumisse a forma singular, outras ____ palavras deveriam sofrer alteração para fins de concordância.
Avalie as assertivas a seguir, quanto a alterações no texto:
I. Na linha 30, a substituição de em que por no qual não feriria as regras de concordância e de regência.
II. A substituição de consiste (l. 54) por tem a consistência manteria o sentido, entretanto provocaria necessidade de alteração na estrutura do período.
III. A troca de valorizando (l. 61) por dando valor provocaria a necessidade de ajustes na estrutura do período.
Quais estão INCORRETAS?
Está gramaticalmente correta a redação da seguinte frase adaptada do texto: