291 Q617068
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Na oração “Nunca esteve na Febem, portanto, não teve tempo de aprender a ser criança-problema”, o vocábulo em destaque é um exemplo de:
292 Q617067
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Releia o trecho a seguir.

“Em 41% das unidades, não havia um negatoscópio (aparelho para avaliar uma radiografia) e a falta de estetoscópio foi registrada em 23% das fiscalizações.”

O substantivo “negatoscópio” é formado por “negato” (de negativo) e o elemento “-scópio”, assim como “estetoscópio” é formado por “esteto-” (peito) e o mesmo elemento “-scópio”. De forma semelhante existem diversas outras palavras com esse tipo de formação, como microscópio, caleidoscópio, telescópio e outras.

A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta o significado do elemento “-scópio”.

293 Q617057
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Em “Não esperamos a tinta secar completamente”, o vocábulo destacado constitui um caso de derivação:
294 Q617056
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os próximos itens.

As palavras “pedagogicamente” (l.8), “fortemente” (l.14) e “historicamente” (l.27) são formadas por derivação sufixal e apresentam dois acentos tônicos: o principal herdado das palavras primitivas e o secundário, introduzido pelo sufixo “-mente”.
295 Q617055
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)

O jornalista decidiu que no feriado iria fazer um passeio com os filhos no zoológico da cidade. Na volta, reuniria os amigos e tomariam uma boa aguardente enquanto pensavam em um passatempo que não fosse falar de política ou esporte.

Assinale a correlação correta entre a palavra dada, extraída do texto acima, e o processo de sua formação.

296 Q617054
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
“Transformar os professores em êmulos da Polícia Federal será a solução do problema?” (5º§) A palavra que possui o significado oposto de “êmulos” é
297 Q617053
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

“Como numa reação contra séculos de doutrinação gramatical e estigmatização da fala dos menos instruídos, alguns teóricos passaram equivocadamente a supervalorizar o erro e a relativizar a importância da língua padrão”

Quanto à estrutura e processo de formação de algumas das palavras desse período, analise as alternativas a seguir e assinale a única correta.

298 Q617052
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Com base na leitura, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O sufixo “inho” marca o grau diminutivo do substantivo “muro” e tem, no texto, um efeito semântico pejorativo.

II. “Consternação” é um substantivo concreto e pode, no texto, ser substituído por “raiva”.

299 Q617051
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Nas gramáticas, na parte referente à formação de palavras, está descrita a possibilidade de se empregar uma classe de palavras com o funcionamento típico de outra, mecanismo conhecido como derivação imprópria. Tendo essa informação em mente, considere os fragmentos destacados a seguir.

I ^ Também entre os grandes, temos os pintores, com seus autorretratos (1.19-20).

II ^ O advento da web 2.0 expandiu o falar de si (1.29).

III ^ Já o internauta [...] pode usar também a palavra, o áudio e o vídeo, incluindo a voz e o gesto (1.3741).

Qual(is) fragmento(s) evidencia(m) que a derivação imprópria foi explorada no texto?

300 Q617050
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: FUNECE
O sufixo –INHA em “roupinhas” (linha 2) e “casinha” (linha 7) apresenta valor semântico