Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
A conjunção “Mas” que introduz o segundo parágrafo cumpre papel coesivo e tem seu emprego justificado pela seguinte razão:
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
No trecho “Se se quiser descobrir os problemas com os quais uma sociedade se debate, uma coleção de piadas fornecerá excelente pista:”, a preposição em destaque ocorre em função de uma exigência de regência. Dentre as frases abaixo, assinale aquela em se verifica um ERRO no emprego do termo regido em destaque.
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais

Considere o texto abaixo:

O termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo ao sentido, por

Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix


Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os seguintes itens.

Na estrutura sintática “A ampliação da acessibilidade e qualidade da rede de serviços de atenção básica à saúde nos últimos anos” (linhas 20 e 21), a conjunção aditiva “e” liga, por coordenação, os dois núcleos do sujeito da primeira oração do período.
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

Pesquisadores das universidades da Califórnia e do Texas, ambas nos Estados Unidos, descobriram que os smartphones podem diminuir a capacidade cerebral das pessoas — mesmo quando não são usados. O estudo, publicado no periódico Journal of the Association for Consumer Research, foi feito com mais de 500 jovens, e seus resultados mostram que aqueles que estavam mais próximos de seus aparelhos telefônicos, mesmo que desligados, estavam mais atentos aos dispositivos e preocupados com isso. Os voluntários da pesquisa alegaram se sentirem distraídos pelos celulares, mesmo quando não estavam com eles. “Temos recursos limitados de atenção e utilizamos alguns deles para apontar o resto na direção certa”, conta Adrian Ward, um dos autores da pesquisa, ao The Atlantic

...

Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Assinale a alternativa em que a palavra “que” foi usada como conjunção:
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Está adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR)

Considere as seguintes sentenças, retiradas do fragmento de texto da questão 05:

Com essas novidades, a mudança tem sido elogiada nas redes sociais. Grupos de ativistas dos direitos negros e feministas estão comemorando o avanço.

Se elas fossem reescritas numa sentença só, seriam unidas por:

Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Na frase “(...) Mas nem sequer é preciso pensar a respeito para apreciar o valor da boa reputação: descobrir que gostam da gente ou receber outras formas de avaliação positivas são estímulos fortes para o estriado ventral(...)”, a conjunção em destaque pode ser substituída por outra de mesmo valor semântico em:
10 Q617319
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: FUNECE
Assinale a opção em que a conjunção destacada nos versos retirados do texto 2 e a relação de sentido estabelecida estão corretamente identificadas.