
Julgue os itens que se seguem, a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB5A1AAA.
A correção gramatical do texto seria mantida caso, na linha 14, a partícula “se” fosse empregada imediatamente após a forma verbal “pode” — escrevendo-se da seguinte forma: pode-se.
A forma verbal “Lidamos” (l.9) poderia ser corretamente substituída por Lida-se.
Nas estruturas “que se repetem” (l.4) e “que se revela” (l.6), o pronome “se” poderia ser deslocado, sem prejuízo da correção gramatical do texto, para imediatamente após as formas verbais “repetem” e “revela” — que repetem-se e que revela-se, respectivamente.
No trecho “dissipam-se para latitudes mais baixas” (l.21), a partícula “se” tem função apassivadora.
Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de pronomes e à colocação pronominal.
Caso fosse necessário substituir os termos destacados, no período “apresentar a Campanha Nacional de Doação de Órgãos e o balanço de transplante do primeiro semestre deste ano.” (linhas de 1 a 3), por apenas um pronome oblíquo, a nova redação, conforme a norma padrão, deveria ser
Se, em “A mãe botou-o de castigo” (linha 4), fosse inserido o advérbio não logo após o substantivo “mãe”,
Levando em consideração as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa em que é possível transferir o pronome oblíquo átono para a posição enclítica (posterior ao verbo).
Na oração “movendo-nos com desembaraço,”, a posição do pronome átono é enclítica. Assinale a opção em que o pronome também deveria estar empregado nessa mesma posição.