Feitas as mudanças na ordem dos termos, tal como indicadas, o enunciado que mantém seu sentido básico original é:
A oração em que a palavra destacada tem o mesmo valor relacional que em: “Não constitui novidade para mim, pois várias vezes já ouvi essa “teoria”, COMO ele a chama” é a seguinte:
Com fins de economia expressiva, pode-se fazer a elipse de pelo menos um termo oracional em qualquer dos enunciados a seguir, exceto em:
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

A alternativa, segundo o texto, que justifica o título é:
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Nas diversas fases encontradas no texto, sobre a referência à mulher: “Quequinha”, “A mulher aqui...”, “Esta mulherzinha...”, “Ela”, “Essa aí...”, “Aquilo”, verifica-se uma gradação que, segundo o texto, revela:
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 11.

Após a leitura atenta do texto, observa-se que a narradora:
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 11.

O texto conta episódios:
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 11.

No trecho “Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no ESPELHO DO AR.”, foi usada a linguagem figurada, em destaque, para demonstrar:
I. a ocorrência simultânea do voo das borboletas, em ritmo regular e definido.
II. que o voo de uma borboleta não estava relacionado ao da outra borboleta.
III. que o voo era de um casal de borboletas, que sempre anda sintonizado.
IV. que as borboletas possuíam identidade de cor tão intensa que pareciam uma só.
Est...

Quanto à linguagem apresentada no texto, pode-se afirmar que:

Quanto ao título do texto, “A armadilha dos presentes”, pode-se afirmar que: