O item XI diz, em outras palavras, que um funcionário deve sempre atender o público com
O item XI diz, em outras palavras, que um funcionário deve sempre atender o público com Nas questões 14 e 15, assinale a opção que corresponde a erro gramatical, de coesão ou de coerência textual.
A noção de desenvolvimento diz respeito à capacidade de o(1) Homem controlar o seu destino. No capitalismo, a questão central reside na subordinação do processo de acumulação aos(2) desígnios da sociedade nacional. Tratam-se(3), sobretudo, de problema qualitativo sobre as condições externas e internas que(4) permitem ao Estado nacional arbitrar o sentido, a intensidade e o ritmo do processo de destruição criadora que caracteriza o desenvolvimento capitalista, de modo a(5) assegurar a reprodução de mecanismos de ocialização do excedente entre salário e lucro.(Adaptado de Plínio de Arruda Sampaio Jr. O Impasse do Desenvolvimento
...O livro de onde foi retirado esse texto é um dicionário sobre o século XXI, publicado ainda no século XX, o que o mostra como um livro de profecias.
Analise os itens a seguir:
I - "Noventa e sete por cento das espécies vivas, 80.000 proteínas produzidas pelo corpo e bilhões de galáxias ainda não foram identificados";
II - "Quase nada sabemos da natureza do Universo, da origem da Vida, do funcionamento dos climas, do desenvolvimento do embrião e do cérebro";
III - "Provavelmente não se descobrirá ainda no século
XXI de onde surgiu o Universo, nem como começou a vida na Terra";
IV - "Em compensação, outras questões que hoje não s...
De acordo com o texto, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) No Brasil, os que entendem de soja transgênica formam um grupo pequeno e, mesmo assim, divergem entre si.
( ) Recentemente, o ovo deixou de ser considerado um alimento saudável, ao contrário da louvada margarina, oponente da vilã manteiga.
( ) A mídia é culpada pela falta de uniformidade e convicção dos cientistas.
( ) Os argumentos a favor ou contra a soja transgênica são mais ideológicos do que científicos.
A alternativa com a seqüência correta, de cima para baixo, é:

Julgue os itens seguintes, acerca do texto acima.
O aposto “como ser histórico” (l.1) esclarece ou justifica as razões das características de homem que o período sintático apresenta a seguir.
Julgue os itens seguintes, acerca do texto acima.
A idéia de hipótese que o emprego de “venha” (l.2) confere ao texto pode ser alternativamente expressa por porventura vem, sem prejuízo da argumentatividade e da correção gramatical do texto.
Julgue os itens seguintes, acerca do texto acima.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência do texto ao se substituir o aposto “eivada (...) simbólicas” (l.6-7) pela seguinte oração subordinada: de que foi infectada por violências físicas e simbólicas.
Julgue os itens seguintes, acerca do texto acima.
A inserção de uma vírgula logo depois de “ONU” (l.9) respeitaria as regras gramaticais, mas provocaria ambigüidade de interpretação sobre quem teria “por objetivo conscientizar” (l.10).
Julgue os itens seguintes, acerca do texto acima.
As expressões “paradigma atual” (l.12) e “novo modelo” (l.13) correspondem a duas possibilidades diferentes de éticas sociais: a primeira leva à desumanização e à autodestruição; a segunda busca a superação da violência pela paz.
A respeito do texto I, julgue os itens a seguir.
A retirada da expressão “nem mesmo” (l.2) preservaria a coerência e a correção gramatical do texto, mas enfraqueceria o argumento que mostra a fragilidade do consenso.