Odontologia
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação a fármacos e primeiros socorros, julgue os itens subsecutivos. A alguns anti-inflamatórios é associada a cafeína, com o objetivo de potencializar a ação de combate à dor de origem dental e inflamatória e de intensidade de leve a moderada.
Odontologia
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A respeito dos cimentos de ionômero de vidro (CIVs), que se destacam como materiais cimentantes, forradores e restauradores na clínica odontológica, e de outros materiais odontológicos, julgue os itens que se seguem.

Fluoreto de cálcio (CaF2), dióxido de silício (SiO2), óxido de alumínio (Al2O3), ácido poliacrílico, água e sódio (Na) são elementos constituintes do pó dos cimentos de ionômero de vidro convencionais, responsáveis pelas características de resistência, rigidez e liberação de flúor.

Odontologia
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Cárie dental é a doença infecciosa de maior prevalência e incidência na espécie humana. No que se refere à cárie dental humana, julgue os itens a seguir.

Após o exame tátil e visual, o exame radiográfico complementa o diagnóstico da cárie, sendo utilizado para distinguir lesões de cárie ativa ou inativa na sua fase inicial.

Odontologia
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Os procedimentos terapêuticos restauradores realizados pelos clínicos consistem, geralmente, em restaurações com resinas compostas diretas ou, ainda, na colocação de peças protéticas indiretas cimentadas com cimentos resinosos adesivos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Para mascarar possíveis descolorações nas facetas laminadas de porcelana e manter a aparência natural do dente, deve-se aplicar uma fina camada de porcelana opaca diretamente no dente ou adicionar pigmentos ao cimento no momento da instalação definitiva da faceta na boca do paciente.

Odontologia
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com relação às características e peculiaridades das lesões e dos estados patológicos resultantes de ações sobre o corpo humano, produzidas pelos diversos instrumentos e meios vulnerantes, julgue os itens seguintes.

A depender da região anatômica lesionada, uma ferida puntiforme pode ter uma profundidade maior que o comprimento do instrumento perfurante.

Odontologia
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

O nível de exigência e de expectativa em relação às restaurações protéticas, por parte dos pacientes, revela aos profissionais a necessidade do conhecimento e o domínio de todas as possibilidades restauradoras. Acerca de materiais restauradores, julgue os itens seguintes.

Biocompatibilidade, resistência e dureza são características favoráveis à utilização da zircônia nos tratamentos odontológicos estéticos. No entanto, o uso da zircônia parcialmente estabilizada em temperatura ambiente somente é possível a partir da adição de óxidos metálicos como a ítria.

Odontologia
Ano: 2013
Banca: Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ)
Segundo Lindhe (2010), a doença periodontal necrosante tem demonstrado uma flora em parte constante e em parte variável. Dentre os microorganismos presentes na flora constante, é possível destacar:
Odontologia
Ano: 2013
Banca: Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ)
Diferentes agentes antimicrobianos podem ser utilizados na odontologia, devendo o profissional ter o conhecimento de seus mecanismos de ação. Os aminoglicosídeos têm ação antimicrobiana através da inibição da:
Odontologia
Ano: 2013
Banca: Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ)
Ao optar pela utilização tópica de flúor no consultório, o cirurgião dentista deve se preocupar com sua ingestão excessiva, principalmente quando estiver tratando de crianças. Dessa forma, é importante o profissional saber que a dose provavelmente tóxica de flúor, é obtida em concentrações, em mgF/Kg, iguais ou superiores a:
10 Q578338
Odontologia
Ano: 2013
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
Acerca das emergências, que ocorrem quando a atuação do profissional médico ou dentista precisa ser limitada a pequenas frações de tempo – 3 a 5 minutos – para a manutenção da vida do paciente, assinale a afirmativa correta.