Em relação a “trabalho a quatro mãos”, é CORRETO afirmar:
É atribuição do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), EXCETO:
Considere as seguintes afirmações sobre doença do trabalho.
I – Doença desencadeada ou adquirida em função das condições especiais em que o trabalho é realizado, em condições diretamente relacionadas a ele.
II – A incidência dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) vem diminuindo no mundo moderno.
III – A duração do ciclo de trabalho é um elemento importante para caracterizar a exposição aos fatores de risco dos DORT.
IV – Dentre as Lesões por Esforços Repetitivos se encontram a tenossinovite, a sinovite e o estresse.
É correto APENAS o que se afirma em
Considere as afirmativas abaixo em relação aos fundamentos de gestão em saúde e segurança.
I – O termo saúde se refere ao estado de bem-estar físico, mental e social, e não meramente à ausência de doenças ou enfermidades.
II – O termo segurança se refere ao estado de estar livre de riscos inaceitáveis de danos.
III – O termo segurança e saúde no trabalho se refere ao estado de estar livre de riscos inaceitáveis de danos nos ambientes de trabalho, garantindo o bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores.
IV – O termo risco se refere a uma fonte ou situação com potencial de provocar acidentes.
Estão corretas as afirmativas
A Odontologia do Trabalho é a especialidade que tem como objetivo a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador. A defesa da implantação de serviços odontológicos destinados ao segmento dos trabalhadores ampara- se em algumas justificativas, como
Com base nas resoluções e normas técnicas referentes a estabelecimentos assistenciais em saúde (EAS), julgue os itens de 92 a 97.
O espaço físico destinado ao atendimento odontológico deve ter, pelo menos, 9 m2. Se o consultório odontológico for coletivo, a distância mínima entre cadeiras odontológicas individuais em uma mesma sala deverá ser de, no mínimo, 1 m.
Com base nas resoluções e normas técnicas referentes a estabelecimentos assistenciais em saúde (EAS), julgue os itens de 92 a 97.
Todo consultório odontológico, incluindo-se os agrupados que funcionem de forma individual, para funcionar, deve contar com os seguintes ambientes de apoio obrigatório, entre outros: sala(s) de espera e recepção e sanitário(s) para o público.
Com base nas resoluções e normas técnicas referentes a estabelecimentos assistenciais em saúde (EAS), julgue os itens de 92 a 97.
É permitida a instalação de mais de um equipamento de radiologia intraoral por sala, desde que seja respeitada a dimensão mínima de 4 m2 entre esses equipamentos e a equipe possa manter-se a, no mínimo, 2 m de distância do cabeçote e do paciente.
Com base nas resoluções e normas técnicas referentes a estabelecimentos assistenciais em saúde (EAS), julgue os itens de 92 a 97.
Como o controle de infecções é dependente de conduta, as soluções arquitetônicas e de engenharia contribuem apenas parcialmente no combate às infecções, visto que funcionam como barreiras e proteções e relacionam-se aos recursos físicos dos ambientes — como circulações, equipamentos, instalações e materiais — aliados a recursos funcionais e operacionais.
Com base nas resoluções e normas técnicas referentes a estabelecimentos assistenciais em saúde (EAS), julgue os itens de 92 a 97.
Obra para ampliação de um EAS localizado em área privada deve ser licenciada, antes da sua execução, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mediante a avaliação do projeto básico de arquitetura que contenha representação gráfica e relatório técnico, além da anotação de responsabilidade técnica.