Em paciente que apresenta gengivite, observa-se no tecido gengival
Considerando a doença periodontal como uma agressão aos tecidos de sustentação e proteção do dente, promovida principalmente pela presença de placa bacteriana, assinale a alternativa INCORRETA para os fatores de risco que a determinam.
Sabendo-se que a periodontite é um fator de risco para doenças sistêmicas, a saúde periodontal torna-se um fator preventivo. São situações que podem ser prevenidas com a manutenção da saúde periodontal:
A Gengivite Ulcerativa Necrosante algumas vezes é confundida com outras doenças da mucosa oral. Dentre elas, têm-se

Estudos clínicos sobre os efeitos em longo prazo do tratamento da Periodontite Crônica têm demonstrado a importância da Terapia Periodontal de Suporte (TPS). Nessas consultas, o uso de parâmetros, como sangramento à sondagem, profundidade de sondagem, perda de inserção e supuração, é fundamental. Com relação a esses parâmetros, considere as afirmativas abaixo.
I – Todos os parâmetros avaliam risco no sítio, identificando as áreas que devem ser tratadas durante a TPS.
II – A sondagem clínica é o parâmetro mais comumente utilizado.
III – Todos os parâmetros avaliam risco dentário, identificando a necessidade de medidas específicas durante a TPS.
Está correto o que se afirma em
Atualmente, o profissional de odontologia lida com uma nova visão da ciência que sugere a Periodontite como possível fator de risco para várias doenças sistêmicas, dentre elas, a doença cardiovascular. São vias específicas propostas para explicar a plausibilidade da ligação entre doença cardiovascular e periodontite, EXCETO
Paciente com 22 anos de idade, sexo feminino, apresenta como queixa o hálito fétido e dor intensa na região gengival dos dentes anteriores do arco inferior. A paciente relata estar vivenciando momentos de estresse, devido a conflitos familiares. O exame clínico mostra ulceração das papilas interdentais e margens gengivais, com aspecto característico de crateras e presença de eritema.
Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de gengivite
Para o tratamento desta afecção, nesta consulta, são indicados alguns procedimentos, EXCETO:
O uso de antimicrobianos por via sistêmica