A prevenção das doenças bucais tem sido equacionada em três níveis de prevenção: primária, secundária e terciária. Em relação à cárie dental, esses três níveis podem ser encontrados respectivamente, na alternativa:
De acordo com o Art. 9º da Lei Federal nº 11.889 de 2008, compete ao Auxiliar em Saúde Bucal, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do Técnico em Saúde Bucal:
I – adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção;
II – realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal;
III – desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários.
Quais afirmativas acima estão corretas?
De acordo com o Art. 10 da Lei Federal nº 11.889 de 2008, é vedado ao auxiliar em Saúde Bucal todas as alternativas citadas abaixo, exceto:
Em relação à fluoretação das águas de abastecimento, podemos afirmar que:
São consideradas ações de educação e motivação em saúde bucal individual e coletiva, EXCETO:
Cabe aos profissionais de saúde orientar as pessoas para que tenham uma boa saúde bucal, sobre essa questão analise as alternativas abaixo e assinale a única ERRADA.
Atuar na promoção de saúde, especialmente na saúde pública, faz parte da atividade do auxiliar de consultório odontológico. Analise os itens a abaixo e coloque C para certo e E para errado.
( ) A orientação para saúde bucal, inclusa na saúde de modo geral, deve abranger noções de higiene bucal, hábitos alimentares saudáveis e até noções de auto-exame visando-se à detecção precoce de afecções que podem ocorrer na cavidade bucal.
( ) A linguagem a ser utilizada pelo profissional e os métodos educativos devem variar de acordo com a população-alvo.
( ) Para dentição decídua, o CPO-D é o índice que orienta o ataque de cárie dentária mais utilizado em todo o mundo.
( ) O CEO-S é o índice ...
Na atenção à saúde, o auxiliar de consultório dentário deve ser capaz de:
Recursos humanos adequados, técnicas e teorias de programação são considerados fundamentais para a construção de atividades eficazes na atenção à saúde bucal. Em relação ao planejamento e programação em saúde bucal, considere as seguintes afirmativas:
A. Ações de planejamento incluem o estudo da realidade local, a definição de objetivos atingíveis, a ordenação de recursos materiais e humanos e o estabelecimento de medidas de tempo, quantidade e qualidade.
B. As prioridades de planejamento em odontologia se restringem aos grupos populacionais por faixa etária.
C. Os critérios para o estabelecimento de prioridades em odontologia incluem o número de pessoas atingidas, a seriedade do dano, a possibilidade de ...
A vigilância epidemiológica da fluorose dentária deve ser parte do processo de vigilância à saúde, como atribuição da esfera municipal, tendo como objetivos:
1. Monitorar a ocorrência, distribuição e gravidade de casos de fluorose.
2. Avaliar a necessidade de controle de consumo de produtos com flúor e açúcar.
3. Acompanhar as tendências de ocorrência da fluorose ao longo do tempo.
4. Incrementar a vigilância sanitária de produtos com flúor disponíveis para a população.
5. Avaliar o impacto da fluorose sobre a qualidade de vida das pessoas adultas.
Assinale a alternativa CORRETA.