Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Durante a análise de um exame radiográfico periapical, o cirurgião dentista observou que as imagens não estavam satisfatórias, pois três radiografias periapicais apresentavam manchas marrons em suas películas.
Esse tipo de falha de processamento das imagens poderia ter sido evitado se tivesse sido aumentado o tempo de
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A radiografia apresentada refere-se ao exame de um paciente de vinte e cinco anos de idade que se queixava de dor espontânea na região inferior direita da face. Na realização do teste térmico de sensibilidade pulpar a frio no dente 46, houve exacerbação da dor.
Nesse caso clínico, o diagnóstico do paciente é de pulpite
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Homem de vinte e cinco anos de idade, melanoderma, compareceu a unidade odontológica para a remoção de terceiro molar superior. Por imagem radiográfica, constatou-se aumento de volume radiopaco fundido ao ápice do dente 37 circundado por um fino halo radiolúcido, conforme indicado pela seta na imagem radiográfica a. Foi solicitada a realização de tomografia, para confirmação das características previamente identificadas. As imagens da tomografia correspondem às indicadas pelas letras b e c.
Considerando-se o aspecto patognomônico da lesão, é correto afirmar que se trata de
Na prática clínica, o dentista frequentemente deduz da radiografia informações tridimensionais, como, por exemplo, durante a localização de um corpo estranho ou de um dente impactado no interior dos maxilares. Um dos métodos utilizados para identificar a posição espacial de um objeto é a técnica do tubo modificado, também conhecida como regra do objeto ou método de Clark. Na execução e interpretação das informações obtidas através dessa técnica, executam-se duas radiografias, sendo a segunda com o tubo de raio-X posicionado mais mesialmente em relação ao ponto de referência. É correto afirmar que, se o objeto em questão:
Uma radiografia panorâmica de um paciente evidenciando osteomas maxilares na região dos ângulos mandibulares, que podem estar associados a características de deformidade facial proeminente e desenvolvimento de pólipos intestinais caracteriza um paciente que apresenta:
Ao avaliar uma radiografia periapical do elemento 36 em um paciente saudável, o dentista observa uma grande área radiolúcida na região de furca com possível envolvimento de ambas as corticais e uma extensa lesão de cárie com envolvimento pulpar. O exame clínico confirmou o envolvimento pulpar pela cárie, e presença de bolsa periodontal de 6 mm de profundidade na região de furca, sem que houvesse, porém, sinais de doença periodontal ativa em outros sítios da cavidade bucal do paciente. A sequência de plano de tratamento mais adequada para esse paciente seria:
Paciente de 13 anos de idade compareceu ao consultório para uma consulta de urgência. Relata que seu dente saiu do lugar após uma queda de bicicleta ocorrida há menos de 1 hora. Ao exame clínico, o dentista notou que a coroa do elemento 21 apresentava-se inclinada para a região palatina, saindo completamente da linha demarcada pelos outros dentes do arco. O elemento apresentava pouca mobilidade, porém havia sangramento através do sulco gengival. O exame radiográfico descartou a presença de fraturas radiculares, porém evidenciou espessamento considerável do ligamento periodontal. Diagnosticada a lesão como uma luxação lateral do elemento 21, a opção de tratamento mais adequada para essa consulta de urgência é:
A radiografia de proservação, após 12 meses do tratamento endodôntico do dente 11 de paciente com 29 anos de idade, sexo masculino, mostra o canal radicular bem obturado, porém com extravasamento de cimento obturador e persistência da lesão periapical havendo, portanto, indicação para o retratamento endodôntico por via cirúrgica. Após a remoção do tecido patológico existente na lesão periapical do dente 11, o procedimento cirúrgico sequencial consiste na
Atenção: Para responder às questões de números 39 e 40, considere o enunciado abaixo.
Paciente com 29 anos de idade, sexo masculino, apresenta uma extensa lesão de cárie no dente 34. O paciente relata dor intensa e espontânea, que não cessa com o uso de analgésicos, porém, sente alívio com a ingestão de líquidos gelados. Aos testes de vitalidade pulpar, a resposta ao calor foi acentuada e prolongada.
Na gestão do consultório odontológico, o controle do estoque de instrumentos utilizados para o atendimento endodôntico requer a escolha de instrumentos que apresentem características de versatilidade para as funções de alargamento e limagem dos canais radiculares, como