171 Q187758
Odontologia
Ano: 2013
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

A disseminação metastática do carcinoma de células escamosas bucal ocorre principalmente através dos vasos ______________ para os ________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

172 Q187756
Odontologia
Ano: 2013
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

A ingestão ou exposição a qualquer um dos vários metais pesados pode provocar anormalidades bucais e sistêmicas significativas. Assim sendo, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os metais pesados ao respectivo quadro clínico.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

173 Q187753
Odontologia
Ano: 2013
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

O diagnóstico de ceratocisto odontogênico é baseado, sobretudo, em aspectos

174 Q187689
Odontologia
Ano: 2013
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Paciente D.J.O., 52 anos de idade, gênero feminino, procurou um serviço de Odontologia relatando a presença de uma “bolinha” na bochecha há seis meses. questionada pela demora em procurar um serviço especializado, a paciente relatou que esta alteração não lhe causava dores ou incômodos. O exame clínico identificou o seguinte quadro: lesão nodular, firme à palpação, branca, localizada na mucosa jugal, com cerca de 1 cm de diâmetro e superfície plana. O diagnóstico mais apropriado para a lesão se encontra na alternativa:

175 Q187687
Odontologia
Ano: 2013
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Com relação ao diagnóstico bucal da sífilis congênita, marque a alternativa que apresenta um sinal patognomônico desta condição:

176 Q187685
Odontologia
Ano: 2013
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Assinale a alternativa que representa a forma de Candidíase, frequentemente mencionada como uma condição pré-cancerosa bucal.

177 Q187683
Odontologia
Ano: 2013
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

__________________ apresenta-se, do ponto de vista radiográfico, como uma área cística na borda da mandíbula, região da loja submandibular, sempre abaixo do canal mandibular e representa uma cavidade óssea que pode incluir tecido da glândula submandibular.

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna acima.

178 Q187681
Odontologia
Ano: 2013
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Considerando os processos osteomielíticos dos ossos gnáticos, analise as assertivas abaixo:

I. Na maioria dos pacientes com osteomielite supurativa aguda, um tratamento antibiótico suficiente e apropriado elimina a infecção e afasta a necessidade de intervenção cirúrgica.

II. O material biopsiado de pacientes com osteomielite supurativa crônica, revela um componente de tecido mole significativo, que consiste em tecido conjuntivo fibroso inflamado subagudo ou crônico, preenchendo os espaços intertrabeculares do osso.

III. O fragmento de osso necrótico que se separa do osso vitalizado é denominado sequestro ósseo.

IV. A osteomielite esclerosante difusa acomete quase exclusivamente os ...

179 Q187804
Odontologia
Ano: 2012
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Em relação à osteíte deformante, é correto afirmar que sempre apresenta

I. níveis de cálcio elevados.

II. níveis de fósforo elevados.

III. elevação nos níveis de fosfatase alcalina.

IV. níveis de fósforo, cálcio e de fosfatase alcalina elevados.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

180 Q187803
Odontologia
Ano: 2012
Banca: Fundação Guimarães Rosa (FGR)

São características de pacientes portadores da Síndrome de Gorlin, EXCETO: