O Cirurgião Dentista irá realizar um tratamento endodôntico e precisa fazer o isolamento absoluto com um grampo indicado para retração gengival. Assinale qual o grampo a ser utilizado dentre as alternativas:
A cavidade pulpar, na sua porção radicular, pode apresentar com frequência, ramificações ou fusões. Assinale a alternativa na qual a descrição NÃO corresponde ao canal em questão.
É FALSO afirmar a respeito da polpa dental e do ligamento periodontal:
São causas de alteração de cor em dentes despolpados, EXCETO:
Assinale a alternativa CORRETA sobre a anatomia endodôntica:
Qual medicação intracanal pode ser utilizada tanto para casos de biopulpectomia quanto de dente despolpado (necropulpectomia)?
Paciente do sexo feminino, 58 anos de idade, queixase de dor localizada no dente 46. O dente apresenta mobilidade. Clinicamente observa-se edema intraoral na gengiva e mucosa, ausência de ponto de contato entre os dentes 35 e 36 e resposta positiva aos testes de sensibilidade pulpar. Existe profundidade de sondagem clínica de 7 mm na mesial e vestibular. O exame radiográfico mostrou perda óssea vertical entre os dentes 35 e 36. O diagnóstico mais provável é:
São propriedades do hipoclorito de sódio usado na irrigação dos canais radiculares:
Em endodontia a característica clínica da dor pode ajudar o cirurgião-dentista na elaboração do diagnostico. Uma dor do tipo difusa é sugestiva de:
Sobre os fatores que influenciam o prognóstico das perfurações é CORRETO afirmar: