331
Q338720
Menina de um ano de idade chega ao pronto-socorro com quadro de febre alta há quatro dias, irritabilidade intercalada com letargia, recusa-se a alimentar-se e apresenta vômitos. Ao exame físico, são detectados rigidez de nuca e sinal de Kernig. Com base nesse caso, assinale a alternativa correta.
332
Q338718
Quanto às parasitoses intestinais, assinale a alternativa correta.
333
Q338716
Acerca da assistência ao recém-nascido (RN) na sala de parto, assinale a alternativa correta.
334
Q338714
Na avaliação de uma criança com anemia, é correto afirmar que o(a)
335
Q338712
Adolescente do sexo masculino, de treze anos de idade, impúbere, vem à consulta porque é o menor da turma. Refere que seus colegas já iniciaram a puberdade. O paciente encontra-se abaixo do canal familiar, entre 2 e 3 desvios-padrão abaixo da média. Idade óssea de dez anos. Refere trauma cranioencefálico há quatro anos, com perda da consciência. Sempre foi baixo, mas há três anos piorou, não está crescendo bem. A respeito desse caso, assinale a alternativa correta.
336
Q338710
Criança de cinco anos de idade apresenta febre há um mês, com adinamia, anorexia, palidez, emagrecimento, distensão abdominal com hepatoesplenomegalia progressiva. O hemograma mostra anemia microcítica e hipocrômica, neutropenia com leucopenia e eosinopenia e plaquetopenia. O mielograma mostra formas amastigotas de L.donovani. Nesse caso, é correto afirmar que
337
Q338708
Com relação à diarreia crônica na criança, assinale a alternativa correta.
338
Q338706
Com relação à desnutrição ptoteicocalórica na infância, assinale a alternativa correta.
339
Q338704
Menino de sete anos de idade chega ao pronto-socorro com convulsão tonicoclônica generalizada, sem febre. Na história, mãe refere edema discreto há sete dias, urina escura e há dois dias cefaleia holocraniana e vômitos. A medida da pressão arterial mostra PA sistólica e diastólica acima do percentil 97 e hematúria mactroscópica. Acerca desse caso, assinale a alternativa correta.
340
Q338548
Um recém-nascido de termo, nascido vigoroso, líquido amniótico claro, após o nascimento, segundo as normas do Ministério da Saúde, deve ser