161 Q932142
Medicina Clínica Médica Humana Médico da Família Saúde do Adulto na Atenção Básica
Ano: 2023
Banca: INSTITUTO MAIS
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é o tumor benigno mais comum em homens e sua incidência está relacionada 
162 Q932136
Medicina Farmacologia e Anestesiologia Clínica Médica Humana
Ano: 2023
Banca: INSTITUTO MAIS
Pacientes com proctite leve a moderada devem ser tratados com 
163 Q932135
Medicina Farmacologia e Anestesiologia Clínica Médica Humana
Ano: 2023
Banca: INSTITUTO MAIS
De acordo com o Ministério da Saúde, pacientes que tenham tido um episódio único de proctite não necessitam de terapia de manutenção. Os demais casos devem manter a terapia por via oral, com o medicamento utilizado na indução, Sulfassalazina ou Mesalazina. Para pacientes que tiverem mais de duas agudizações em um ano ou que não consigam reduzir a dose de corticoide sem nova recidiva, pode-se iniciar a Azatioprina, na seguinte posologia:
164 Q931741
Medicina Clínica Médica Humana
Ano: 2023
Banca: SELECON
Em pacientes alcoólatras pode ocorrer a deficiência crônica de:
165 Q931323
Medicina Distúrbios Nutricionais Clínica Médica Humana
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Em relação à terapia nutricional em crianças em cuidados paliativos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O planejamento dietético deve estar voltado para a recuperação ou a manutenção do estado nutricional, o alívio dos sintomas, o bem-estar e o conforto do paciente e do cuidador. ( ) A nutrição exerce papel fundamental nesses pacientes e garantir que o paciente receba dieta – enteral ou parenteral – é de suma importância, mesmo com riscos inerentes associados. ( ) O cálculo das necessidades energéticas, de micronutrientes e de volume para o paciente em cuidados no fim da vida é o mesmo utilizado para a criança criticamente doente. ( ) A terapia nutricional via sonda está indicada nas seguintes condições no paciente sem possibilidade de cur...
166 Q930955
Medicina Oncologia Clínica Médica Humana
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Sobre o uso de radioterapia para tratamento paliativo, analise as assertivas abaixo:

I. Dose única de 8Gy apresenta taxas semelhantes de controle álgico e mesma taxa de controle após 12 semanas do que outros fracionamentos, como 20Gy em 5 frações ou 30Gy em 10 frações, apresentando iguais taxas de retratamento.
II. Pacientes com persistência da dor após 4 semanas do tratamento não devem ser submetidos a retratamento, uma vez que a resposta tardia é comum, sendo indicado retratamento após 12 semanas somente.
III. Radioterapia é um tratamento eficaz para sangramento gástrico, devendo sempre ser realizada na dose de 30Gy em 10 frações, objetivando melhor controle local e menor necessidade de retratamento.
IV. O volume de reirradiação paliativa de cabeça e pescoço dev...
167 Q884373
Medicina
Ano: 2021
Banca: FSPSS
Tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúdedoença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos. Originária da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos, definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças.” As informações se referem a:
168 Q884364
Medicina
Ano: 2021
Banca: FSPSS
A droga recomendada com propriedade de reduzir a pressão do esfíncter inferior do esôfago e a amplitude das suas contrações, sem alterar as do corpo esofágico, que poderia ser utilizada, por exemplo, num caso de impactação de carne no terço inferior do esôfago, é:
169 Q865633
Medicina Clínica Médica Humana
Ano: 2021
Banca: Avança SP

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma complicação relacionada com a síndrome do respirador bucal:

170 Q864629
Medicina Clínica Médica Humana
Ano: 2021
Banca: Avança SP
Assinale a alternativa que apresenta uma causa de hiperbilirrubinemia indireta: