Questões sobre Clínica Geral da CEC Concurso

Paciente de 60 anos internado na enfermaria de Clínica Médica para tratamento de Pneumonia Comunitária evoluiu com Parada Cardiorrespiratória em assistolia. Frente a este assunto, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Hipovolemia, hipotermia e hipoglicemia são possíveis causas de assistolia

II. A administração de adrenalina e amiodarona endovenosas fazem parte do manejo dos pacientes com assistolia

III. Pacientes com assistolia devem receber desfibrilação ventricular (monofásica) de 360J

  • A.

    Apenas I e III estão corretas.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    Apenas I e II estão corretas.

  • D.

    Apenas a I está correta.

  • E.

    Apenas II e III estão corretas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Mulher de 45 anos portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (ex-tabagista de 25 anos-maço), Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, Dislipidemia e Hipotireoidismo vem para consulta médica de rotina. Está em uso de propranolol 40mg (3 vezes ao dia); nifedipina 20mg (3 vezes ao dia), metformina 850mg após cada refeição; sinvastatina 20mg/dia e levotiroxina 75mcg/dia.

Nesta consulta queixa-se de exacerbações frequentes de sua bronquite crônica e pergunta se estes episódios podem estar relacionados com as medicações que usa.

Qual das assertivas abaixo possui a medicação que mais estaria associada à exacerbação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica desta paciente?

  • A.

    Propranolol;

  • B.

    Nifedipina

  • C.

    Metformina;

  • D.

    Sinvastatina;

  • E.

    Levotiroxina.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Homem de 32 anos (previamente hígido) iniciou há 2 dias com cólicas abdominais difusas, diarreia líquida (média de 8 episódios ao dia), febre não aferida e vômitos alimentares. Procurou hoje atendimento médico, sendo realizados os seguintes exames:

Frente a este quadro, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O paciente apresenta Insuficiência Renal Aguda de origem pré-renal.

II. O paciente deve ser hidratado.

III. O paciente deve ser tratado apenas com a infusão de diuréticos de alça, como a furosemida.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a I está correta.

  • C.

    Apenas a III está correta.

  • D.

    Apenas I e III estão corretas.

  • E.

    Apenas I e II estão corretas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Homem de 76 anos, hipertenso e dislipidêmico procurou consulta médica pois há 10 horas evoluiu com hemiplegia esquerda. O paciente nega trauma, febre ou convulsões. Seus dados vitais nesta consulta são:

Em seu exame físico o paciente encontrava-se lúcido, acordado, com pupilas isocóricas e fotoreagentes e destacava- se a hemiplegia esquerda. Foi realizada tomografia computadorizada de crânio a qual foi normal.

Frente a este quadro, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A tomografia computadorizada de crânio normal não descarta a presença de acidente vascular encefálico de origem isquêmica.

II. Pacientes com acidente vascular encefálico devem ter sua pressão arterial normalizada para níveis próximos a 120/80mmHg nas primeiras 2 horas de atendimento.

III. O ácido acetilsalicílico (AAS) faz parte do tratamento do acidente vascular encefálico de origem isquêmica.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Apenas a III está correta.

  • E.

    Apenas I e II estão corretas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Homem de 68 anos, portador de diabetes mellitus, dislipidemia e tabagista, foi trazido ao Pronto-Socorro devido a intensa dor precordial, em aperto, irradiada para braço esquerdo e acompanhada de sudorese. A dor começou após relação sexual e uso de sildenafil.

O paciente realizou um eletrocardiograma que evidenciou supradesnivelamento de 3mm no segmento ST das derivações DII. DIII, aVF, V3R e V4R, sendo suspeitada o Infarto Agudo do Miocárdio de ventrículo direito.

Qual das medicações abaixo NÃO deve ser usada neste caso?

  • A.

    Ácido Acetilsalicílico;

  • B.

    Nitrato;

  • C.

    Morfina;

  • D.

    Clopidogrel;

  • E.

    Metoprolol.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Homem de 55 anos portador de prótese valvar metálica (valva mitral) está em uso de Varfarina 5mg ao dia. Hoje veio a consulta de rotina assintomático. Qual exame laboratorial deve ser solicitado para acompanhamento da anticoagulação com Varfarina e qual a vitamina que pode ser usada como antídoto?

  • A.

    Tempo de sangramento; vitamina K

  • B.

    Tempo de atividade de protrombina / RNI; vitamina K

  • C.

    Tempo de coagulação; vitamina E

  • D.

    Tempo de atividade de protrombina / RNI; vitamina C

  • E.

    Tempo de sangramento; vitamina A

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Homem de 62 anos, ex-tabagista de 20 anos-maço, procura atendimento de rotina para acompanhamento de sua Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Refere crises de broncoespasmo quinzenais, sem piora da tosse, expectoração ou presença de febre. Atualmente usa apenas aminofilina como forma de tratamento. Nesta consulta trouxe radiografia de tórax evidenciando aumento do diâmetro anteroposterior do tórax e gasometria arterial (coletada ao repouso e com paciente assintomático) demonstrando PaO2 de 72mmHg em ar ambiente.

Sobre este caso, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Os níveis de PaO2 deste paciente indicam a necessidade de oxigenioterapia domiciliar.

II. A aminofilina é um broncodilatador mais eficaz que o fenoterol nas crises de broncoespasmo.

III. Salmeterol e formoterol são exemplos de beta2-agonistas de ação prolongada.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas a II está correta.

  • D.

    Apenas II e III estão corretas.

  • E.

    Apenas a III está correta.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Homem de 42 anos refere crises de cefaleia latejante, hemicrâneas, com foto e fonofobia, às vezes seguidas de náuseas. Refere que as crises são geralmente quinzenais, de intensidade moderada e que ocorrem há vários anos. Nega deficits neurológicos após as cefaleias. Traz exame de ressonância nuclear magnética de crânio e eletroencefalograma, os quais são normais.

Qual o tipo de cefaleia descrita por este paciente?

  • A.

    Cefaleia tipo cluster;

  • B.

    Cefaleia do tipo tensional;

  • C.

    Enxaqueca;

  • D.

    Cefaleia em salvas;

  • E.

    Nevralgia do trigêmeo.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Mulher de 64 anos portador de Cirrose Hepática por hepatite C crônica procura atendimento por aumento do volume abdominal, dor local e febre (38,0oC). Suspeitou-se de peritonite bacteriana espontânea. Realizou-se paracentese diagnóstica e coleta de exames laboratoriais, os quais possuem os seguintes resultados:

- Leucócitos (ascite): 1.000/mm3

- Polimorfonucleares (ascite): 800/mm3 �� Albumina (ascite): 1,2g/dl �� Albumina (sérica): 3,2g/dl

- Gradiente de albumina soro-ascítica: 2,0 Frente a este quadro, avalie as proposições a seguir.

I. A quantidade de polimorfonucleares detectada na ascite desta paciente afasta a presença de peritonite bacteriana espontânea.

II. O Gradiente de albumina soro-ascítica desta paciente sugere que sua ascite é secundária à Cirrose Hepática.

III. Pacientes com peritonite bacteriana espontânea podem ser tratados com Cefalosporinas de 3.ª geração, como a ceftriaxona

Assiale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas I e II estão correta.

  • C.

    Apenas a II está correta.

  • D.

    Apenas II e III estão corretas.

  • E.

    Apenas a III está correta.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Homem de 68 anos, hipertenso, diabético e dislipidêmico evoluiu com intensa dor precordial seguida de parada cardiorrespiratória enquanto fazia compras em uma loja. Estando no local, o Médico Clínico Geral iniciou o atendimento, tendo detectado que se tratava de uma parada cardiorrespiratória em Fibrilação Ventricular.

Quanto ao manejo deste caso, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A fibrilação ventricular é um ritmo chocável e deve ser tratada com desfibrilação ventricular (monofásica) de 360J.

  • B.

    A fibrilação ventricular deve ser tratada exclusivamente com administração de adrenalina endovenosa.

  • C.

    A fibrilação ventricular é um ritmo chocável e deve ser tratada com cardioversão elétrica de 100J.

  • D.

    A fibrilação ventricular deve ser tratada com a associação de adrenalina e atropina endovenosas.

  • E.

    A fibrilação ventricular é um ritmo chocável e deve ser tratada com desfibrilação ventricular (monofásica) de 200J seguida por atropina endovenosa.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: