661
Q338045
Em paciente portador de diabetes melito tipo 1. E) Imagem de infarto isquêmico extenso à TC do crânio.
662
Q338043
Homem de 70 anos, assintomático, ao tomar conhecimento da “Campanha de Detecção de Diabetes” patrocinada pelo Ministério da Saúde, procura uma Unidade Básica de Saúde 2 horas após ter almoçado. O resultado de sua glicemia capilar é de 215 mg/dL. Deve-se orientá-lo para:
663
Q338042
Durante a aplicação do Miniexame do Estado Mental, um idoso não conseguiu responder nenhuma das perguntas sobre orientação espacial. No teste de memória imediata, quando solicitado a repetir as palavras, repetiu todas mas, mais a frente, na evocação, não conseguiu se lembrar de uma delas. O restante do teste foi perfeito. A quantidade de pontos que ele marcou foi:
664
Q338039
Uma das drogas mais utilizadas na prevenção, tanto primária como secundária, da doença coronária é a aspirina. Seu mecanismo de ação é a inibição:
665
Q338037
Idosa de 86 anos apresenta dispneia de esforço com piora gradativa há 6 meses. Teve 2 quedas não presenciadas. Ao exame, tem sopro ejetivo mais audível no foco mitral. Ecodopplercardiograma mostra função sistólica preservada e gradiente médio aorta-ventrículo esquerdo de 54 mmHg. O ecocardiograma de estresse com dobutamina não aumentou o volume sistólico. Em relação ao caso descrito, é correto airmar:
666
Q338035
Apesar de ter cumprido suas orientações para o preparo de um sono tranquilo, o Sr. José, de 75 anos, não está conseguindo dormir. Fica deitado mas o sono não vem. O medicamento indicado é:
667
Q338033
Paciente de 68 anos em insuiciência cardíaca de difícil controle, apresenta quadro de cansaço aos pequenos esforços e dorme com muita facilidade, tendo até constrangimento social, adormecendo durante conversas. Seu ecocardiograma, além de cardiomegalia, mostra fração de ejeção de 21%. O ECG mostra complexo QRS alongado, maior do que 0,12 s, com padrão de BRE. O paciente encontra-se em classe funcional NYHA III. Faz uso de carvedilol 12,5 mg quatro vezes por dia, captopril 25 mg três vezes por dia, furosemida 40 mg uma vez por dia e espironolactona 25 mg uma vez por dia. Considerando-se o quadro do paciente a melhor conduta é:
668
Q338031
Os fatores de risco para hipertensão arterial de maior impacto são:
669
Q338029
Alguns achados ultrassonográicos são sugestivos de malignidade em nódulo de tireoide. Assinale a airmativa correta:
670
Q338027
A Incontinência Urinária (IU) é uma das grandes síndromes geriátricas, tendo várias causas. Marque a airmativa correta. A incontinência urinária: