2831
Q766741
Acerca de banco de dados, julgue os seguintes itens. A mineração de dados se caracteriza especialmente pela busca de informações em grandes volumes de dados, tanto estruturados quanto não estruturados, alicerçados no conceito dos 4V’s: volume de mineração, variedade de algoritmos, velocidade de aprendizado e veracidade dos padrões.
2832
Q766740
Acerca de banco de dados, julgue os seguintes itens. Situação hipotética: Ao analisar um computador, Marcos encontrou inúmeros emails, vídeos e textos advindos, em sua maioria, de comentários em redes sociais. Descobriu também que havia relação entre vários vídeos e textos encontrados em um diretório específico. Assertiva: Nessa situação, tendo como referência somente essas informações, Marcos poderá inferir que se trata de um grande banco de dados relacional, visto que um diretório é equivalente a uma tabela e cada arquivo de texto é equivalente a uma tupla; além disso, como cada arquivo possui um código único, poderá deduzir que esse código é a chave primária que identifica o arquivo de forma unívoca.
2833
Q766737
Qual tecnologia de armazenamento que combina vários componentes da unidade de disco em uma única unidade lógica para aumentar o tamanho do volume lógico, melhorar o desempenho ou a confiabilidade?
2834
Q766736
Julgue os itens seguintes, a respeito de banco de dados distribuído e orientado a objetos. Os sistemas de banco de dados orientado a objeto são compatíveis com a linguagem Java, sendo as conversões necessárias realizadas, de forma automática, pelo software do sistema gerenciador de banco de dados.
2835
Q766735
Julgue os itens seguintes, a respeito de banco de dados distribuído e orientado a objetos. Em comparação ao banco de dados distribuído, o banco de dados orientado a objetos é mais rápido para algumas tarefas pré-planejadas de recuperação de dados, pois utiliza a recuperação de objetos embasada em ponteiros.
2836
Q766734
Julgue os itens seguintes, a respeito de banco de dados distribuído e orientado a objetos. Uma das desvantagens dos bancos de dados distribuídos é o fato de tornar complexa a atividade de desenvolvimento e a manutenção de aplicações, já que os dados estão distribuídos geograficamente em vários servidores.
2837
Q766733
Julgue os itens seguintes, a respeito de banco de dados distribuído e orientado a objetos. Em um banco de dados distribuído, os servidores de banco envolvidos não precisam, necessariamente, possuir a mesma configuração de hardware.
2838
Q766732

Tendo como referência o modelo lógico precedente, julgue os itens a seguir.
Para que o modelo em questão seja implementado no sistema gerenciador de banco de dados relacional, deve-se criar, primeiramente, a tabela Universidade e, posteriormente, a tabela Hospital.
2839
Q766731
O conjunto de programas responsável pelo gerenciamento de uma base de dados e que, entre outras funções, suporta uma linguagem de consulta, gera relatórios e disponibiliza uma interface para que os seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados, é chamado de
2840
Q766730
Em um banco de dados relacional, um nome da tabela, uma chave primária e um nome de coluna garantem o acesso a