2941 Q630053
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Analise o trecho do código PHP.

Dado o código PHP, assinale a alternativa que apresenta a saída da execução desse código.

2942 Q630052
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Dada inicialmente uma topologia estrela com n nós e, posteriormente, são adicionadas diversas interconexões entre dois nós da sub-rede, de tal forma que a rede fique totalmente conectada. Assinale a alternativa que apresenta o número total de interconexões nessa nova topologia de rede.
2943 Q630051
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Os bancos de dados relacionais estão fundamentados em regras de integridade que corroboram para assegurar a confiabilidade dos dados armazenados nas tabelas, isto é, os dados representam dados reais e as associações entre eles são verdadeiras. Considerando as regras de integridade aplicadas à figura acima, onde as chaves primárias e secundárias são representadas com o símbolo chave, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A chave primária da tabela Aluno não pode conter um valor nulo, conforme exige a regra de integridade da entidade.

( ) A regra de integridade referencial determina que a chave estrangeira da tabela Turma pode t...

2944 Q630050
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

O desenvolvimento de uma aplicação em banco de dados relacional requer o mapeamento e a definição correta do esquema de dados. Usando o esquema simplificado da figura acima, analise as afirmativas.

I - Para cada tabela do esquema, é necessária a criação de uma interface de entrada de dados pelo usuário para o armazenamento de dados no banco de dados.

II - As chaves estrangeiras presentes nas tabelas somente serão preenchidas quando efetuadas as associações entre as entidades referidas pelas mesmas.

III - Devem ser geradas interfaces de entradas de dados e interfaces de associações, conforme o mapeamento do esquema do banco de dados.

IV - ...

2945 Q630049
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
O conceito de Normalização, introduzido por E. F. Codd em 1970, é uma técnica de criação de um modelo de dados fundamentado na teoria de conjuntos que tem como meta alcançar inicialmente a Terceira Forma Normal (3FN) com o objetivo de evitar anomalias nas operações com banco de dados relacionais. Sobre a técnica de Normalização de dados, assinale a afirmativa correta.
2946 Q630048
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

As técnicas de modelagem e otimização de banco de dados visam à definição correta do esquema de dados para a implementação do banco de dados, usando um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A modelagem conceitual de dados permite abstração sobre a técnica de implementação, oferecendo um mecanismo de captura da semântica dos dados.

( ) A modelagem de dados direto na forma de tabelas para a implementação em banco de dados independe das características de cada SGBD.

( ) O modelo conceitual de dados, ao ser mapeado para o modelo físico de implementação, não necessita manter as restrições de integridade.

( ) A aplicação das regras de integridade de dados ao modelo de...

2947 Q630047
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Os testes de software não podem demonstrar que o software não tem defeitos ou que se comporta conforme especificado para todas as condições de uso. Edsger Dijkstra (Dijkstra et al., 1972 apud Sommerville, 2007) declarou que “Os testes podem somente mostrar a presença de erros, não a sua ausência”. A meta do teste de software é mostrar aos desenvolvedores e clientes que o sistema está pronto para uso operacional, sendo, portanto, um processo que visa demonstrar a sua confiabilidade. Sobre testes de softwares, analise as afirmativas.

I - O plano de testes é uma garantia de que somente os requisitos funcionais são satisfeitos e se aplica ao teste de componentes ou módulos de programa.

II - Os testes de software são um processo contínuo e gerenciável que se desenvolve ...

2948 Q630046
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

A Linguagem de Modelagem Unificada (UML – Unified Modeling Language) é uma linguagem para especificação, visualização e documentação de sistemas. Quando aplicada a sistemas baseados em software, adota a perspectiva de orientação a objetos para os quais são elaborados diagramas para representação do comportamento estático e dinâmico. Sobre essa linguagem, analise as afirmativas.

I - O diagrama de classes permite mapear classes, interfaces e colaborações e seus relacionamentos, apresentando uma visão dinâmica do sistema.

II - O diagrama de atividades ilustra a visão dinâmica do sistema, dando ênfase no fluxo de dados entre os objetos.

III - O diagrama de casos de uso possibilita a modelagem do comportamento do sistema, mostrando os relacionamentos entre os at...

2949 Q630045
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
A documentação de sistemas baseados em software pode ser classificada em duas áreas principais, a saber: documentação de processo e documentação de produto. Na documentação de processo, o número de documentos e o volume de informações geradas em cada um dependem da metodologia adotada e de cada fase do ciclo do desenvolvimento. A documentação de produto, abrange a documentação de usuário e a documentação referente à manutenção do sistema. Com base nessa classificação sobre documentação de sistemas, assinale a afirmativa correta.
2950 Q630044
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Os métodos de análise e projeto de software permitem construir modelos e avaliar a completeza e a consistência do processo e do projeto. A adoção de uma metodologia para o processo de desenvolvimento de software impõe uma disciplina que possibilita a previsibilidade e eficiência necessárias à Engenharia de Software. As metodologias tradicionais de desenvolvimento de software, baseadas na elicitação e documentação completa de requisitos para a posterior construção do software, estão sendo confrontadas pelas metodologias ágeis que dão ênfase às pessoas, interações, colaboração dos usuários para a entrega rápida de artefatos. Muitos autores descrevem os modelos de desenvolvimento de software, pois tratam apenas do processo; nessa questão, a abordagem para metodologia é abrangente. A...