2951 Q630043
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

O desenvolvimento de um produto baseado em software envolve diferentes aspectos da Engenharia de Software para o qual é estabelecido o foco no processo de software, em especial na atividade de modelagem, que ocorre na fase de análise. A criação de modelos engloba um conjunto de atividades como levantamentos, elaboração, negociação, especificação e validação de requisitos. Sobre levantamento de dados, analise as afirmativas.

I - Os requisitos de usuários precisam ser capturados para a definição do escopo do sistema e especificados no Documento de Requisitos de Usuário.

II - A arquitetura do sistema é definida no Documento de Projeto da Arquitetura que possibilita a construção de protótipos para visualização em conjunto com o cliente.

III - Os requisitos de s...

2952 Q630042
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

O sistema baseado em software está operacional quando está sendo utilizado pelos usuários em um ambiente real de produção. Mesmo nesse estágio, o sistema estará sujeito a mudanças ou atualizações que podem ocorrer por diferentes motivos. Sobre essa fase do ciclo de vida de um software, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A manutenção corretiva caracteriza-se por manter o software operacional, mas exige que as causas da falha sejam rastreadas e sanadas, por vezes, até em nível de requisitos.

( ) A manutenção adaptativa ocorre para prevenir defeitos que possam existir e consiste em criar um conjunto de testes a serem executados com o sistema em operação.

( ) Sistemas legados não apresentam dificuldade de manutenção devido à tecnolo...

2953 Q630041
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

A modelagem do banco de dados começa com o projeto de dados que cria um modelo de alto nível de abstração, modelo conceitual, permitindo a comunicação com os usuários na visão que eles têm dos dados de sua organização. Nesse nível, trata-se de objetos e suas associações ou de entidades e seus relacionamentos, mas o modelo para o banco de dados trata de registros, chaves primárias e outros conceitos. Sobre a modelagem do banco de dados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O modelo de dados implementado em um banco de dados, no formato de tabelas, não armazena dados que representem a temporalidade dos dados de uma organização.

( ) Um dicionário de dados deve prover detalhes dos dados em todos os níveis, conceitual, lógico e físico, de for...

2954 Q630032
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

O conceito de medição é fundamental para a melhoria contínua de serviço, na qual os conhecimentos adquiridos em um nível tornam-se dados de entrada para o próximo nível. Considerando que os sete passos do processo de melhoria que descrevem como medir e reportar estão fundamentados no ciclo PDCA (plan-do-check-act), julgue os itens a seguir.

I A fim de tornar a medição mais produtiva, os responsáveis pela análise de dados devem possuir as mesmas habilidades dos responsáveis pela coleta de dados.

II Na fase de processamento de dados, são utilizadas as tecnologias para a geração de relatórios de acordo com o público-alvo.

III As informações medidas devem atender às áreas de negócio, jurídica e de compliance da organização.

IV As metas e os objetivos ...

2955 Q630031
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Se, na definição das metas de um serviço de TI, tiver sido acordada, entre o provedor e o cliente, a meta de que tal serviço não poderá ficar indisponível por períodos mais longos que um dia, a responsabilidade de garantir o cumprimento dessa meta caberá ao gerenciamento de
2956 Q630030
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considere que o presidente de uma empresa tenha feito uma reclamação a respeito de lentidão nos serviços de TI oferecidos por uma prestadora. Nesse caso, o objeto dessa queixa deverá ser classificado como
2957 Q630029
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

João criou a seguinte planilha no programa LibreOffice Calc, versão 5.2.

 Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta corretamente o valor exibido na célula C1.

2958 Q630028
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: FUNECE

Atente à seguinte planilha Excel:

A sequência correta, de cima para baixo, é:

2959 Q630006
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Ministério Público de Goiás (MPE - GO)

Recurso da internet muito utilizado nos dias atuais para a transmissão de dados e informações é o streaming.

Sobre a mencionada tecnologia e o respectivo conceito, é correto afirmar que:

2960 Q630005
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2017
Banca: Ministério Público de Goiás (MPE - GO)

Utilizando-se do sistema operacional Windows 7, determinado servidor público selecionou um arquivo e, em seguida, apertou a tecla F2.

Valendo-se da ação executada, é correto afirmar que o usuário poderá: