As mídias de armazenamento de dados mais comuns utilizadas por microcomputadores são caracterizadas pela tecnologia utilizada, velocidade de transmissão e, principalmente, pela capacidade de armazenamento.
Sobre as principais mídias de armazenamento, assinale a afirmativa correta.
I . As interfaces de comunicação mais utilizadas para conexão de discos rígidos são as interfaces IDE e SATA.
II . As interfaces IDE praticamente caíram em desuso nos computadores modernos.
III . Os discos rígidos são constituídos de partes elétricas e mecânicas. Eles utilizam o princípio de armazenamento ótico de informações para garantir a não volatilidade das mesmas.
IV . A memória principal do computador é acoplada na placa mãe através dos conectores externos. Essas memórias não são voláteis e têm tempos de acesso superiores aos discos de estado sólido.
O gargalo de von Neumann é caracterizado pela maior velocidade de processamento do processador em relação ao que a memória pode servir a ele. Para minimizar esse gargalo, é necessário
A memória RAM é um dos componentes mais importantes de um computador, porque é nela que o processador armazena os dados com os quais está trabalhando. A RAM:
I. Oferece um processo de gravação de dados extremamente rápido.
II. Perde os dados quando não há mais energia elétrica.
III. Apresenta-se em dois tipos básicos: memória dinâmica de acesso aleatório e memória estática de acesso aleatório.
Banca:
Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE)
Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem, a um computador, guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico, para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. O tempo de acesso é uma questão importantíssima em relação à velocidade do computador. O tempo de acesso pode ser entendido, basicamente, como velocidade de armazenamento de dados. Sobre a hierarquia de velocidade de armazenamento de dados nos diversos tipos de memórias do computador, a sequência, da mais alta para a mais baixa, é
Banca:
Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE)
Na memória ROM dos microcomputadores, os fabricantes gravam um programa que é responsável pelo carregamento de instruções, para que se dê início ao sistema operacional e à interface, para que o usuário possa interagir com a máquina, além de realizar um autoteste na máquina, executadas rotinas para identificação da configuração, inicialização dos circuitos da placa-mãe e do vídeo, testes de memória e teclado. Esse programa é chamado de
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere à hierarquia de memória tradicional, assinale a opção que relaciona os tipos de memória em ordem crescente do parâmetro velocidade de acesso.