Questões sobre Rio Grande do Sul - RS

Considere as seguintes afirmações a respeito da história do Brasil no século XX.

I. Ocorrido em 1945, no contexto das eleições e de forte crítica ao governo Vargas, o queremismo foi um movimento de massa em apoio à permanência de Getúlio Vargas no poder, manifestada pelo mote “nós queremos Getúlio”.

II. Criado na conjuntura da redemocratização do Brasil em 1955, o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) foi um dos principais centros de oposição ao projeto nacional-desenvolvimentista realizado por Juscelino Kubitschek.

III. O período entre o fim do Estado-Novo e o golpe civil-militar de 1964 foi marcado no estado do Rio Grande do Sul pela alternância de governo entre os conservadores vinculados à União Democrática Nacional (UDN) e os liberais ligados ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e II.
  • E. Apenas II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação à história do Rio Grande do Sul durante a Primeira República, assinale a alternativa correta.
  • A. A crise do Império e a decadência política dos grandes estancieiros gerou uma situação de profunda estagnação econômica no estado, sanada apenas com o contexto de industrialização iniciado durante a década de 1930.
  • B. Fundado ainda em 1882 com ideais contrários ao Partido Conservador, o Partido Republicano Riograndense caracterizou sua administração pelo combate ao liberalismo econômico e pela defesa dos ideais democráticos e patrióticos no estado.
  • C. De caráter predominantemente agrícola, a economia estadual, centrada no cultivo do arroz no litoral, era voltada, sobretudo, para o mercado externo da região platina, garantindo estabilidade diante da crise internacional dos preços na década de 1920.
  • D. Uma das principais características do republicanismo sul-rio-grandense durante a Primeira República foi a incorporação dos ideais políticos e filosóficos do Positivismo, definindo, ao mesmo tempo, uma posição progressista em termos econômicos e conservadora em termos político-sociais.
  • E. Consolidado ao longo da gestão de Júlio de Castilhos, o governo republicano no Rio Grande do Sul sofreu forte oposição, como se manifesta nos episódios da Revolução Federalista e na sucessão de Castilhos pelo seu desafeto político do Partido Federalista, Borges de Medeiros.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação ao processo histórico de formação do atual estado do Rio Grande do Sul, assinale a alternativa correta.
  • A. Em razão do seu caráter fronteiriço e da distância geográfica em relação aos demais mercados da colônia, a integração econômica da região se deu apenas no século XIX por iniciativa do governo Imperial.
  • B. Enquanto a ocupação dos Campos de Viamão teve um caráter privado, atendendo predominantemente a interesses econômicos particulares, a fundação de Rio Grande se insere nas estratégias metropolitanas de garantia da presença portuguesa na região.
  • C. A presença açoriana na região sul da América portuguesa foi causada por um movimento migratório espontâneo, motivado pela busca de melhores condições de vida e sem a participação ou incentivo por parte da administração portuguesa para isso.
  • D. No século XIX, a elite política local protagonizou processos emancipatórios de caráter republicano, como a Guerra da Cisplatina que tentou implementar uma República do Prata, e a Guerra dos Farrapos, que chegou a implementar um governo republicano.
  • E. Importantes para a formação do Rio Grande do Sul, comunidades de origem germânica e italiana iniciaram o fluxo migratório para a região após a unificação nacional da Alemanha e da Itália no contexto da transição da mão de obra escrava para a livre no Brasil.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: