881 Q765208
História
Ano: 2018
Banca: Banca não informada
Em 1948, o governo da África do Sul (país mais industrializado do continente africano até aquele momento) instituiu um sistema legal de segregação racial conhecido como Apartheid, que durou até o período de 1989-1992. O fato que levou ao fim do Apartheid sul-africano foi a(o)
882 Q765207
História
Ano: 2018
Banca: Banca não informada

A condição ambígua do negro na sociedade estadunidense após o término da Guerra Civil, de não ser nem escravo e nem cidadão, era explicada legalmente porque

883 Q765206
História
Ano: 2018
Banca: Banca não informada

Considerando o texto apresentado, a utilização da mão de obra de africanos escravizados no Brasil colonial é explicada pela

884 Q765204
História
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
A Comissão pela verdade e a reconciliação (Truth and reconciliation commission – TRC) conduzida por Desmond Tutu foi criada com o objetivo de reconstruir, de modo circunstanciado o quadro das causas e a natureza da difusão das graves violações dos direitos humanos entre março de 1960 e dezembro de 1993. Oferecia às vitimas a possibilidade de contar os abusos aos quais foram submetidos, garantir a anistia às pessoas que confessassem seus atos abusivos, além de estabelecer medidas de ressarcimento e reabilitação da dignidade humana e civil. A TRC foi instituída por
885 Q765203
História
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
As complexas relações estabelecidas pouco a pouco entre Portugal e o reino do Congo, iniciadas no final do século XV e que culminaram com a influência portuguesa nas instituições sociais congolesas a partir do século XVI, especialmente na constituição da monarquia do Congo em moldes lusitanos, sem dúvida, tiveram relação
886 Q765202
História
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

No que tange à luta dos movimentos negros americanos contra a discriminação racial, analise as seguintes afirmações:

I. A partir da metade dos anos de 1950 nasceu um movimento que efetuou uma série de boicotes contra todas as formas de discriminação racial.

II. No decorrer da década de 1960 as ações se radicalizaram, uma das razões foi o assassinato de Malcom X em uma manifestação no ano de 1965.

III. Martin Luther King, liderou o grupo radical dos Panteras Negras e foi assassinado no ano de 1968.

É correto o que se afirma em:

887 Q765201
História
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o processo de modernização da América Latina no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

( ) O desenvolvimento industrial foi bastante superficial e a urbanização derivou da fuga de camponeses da fuga das condições miseráveis da vida no campo.

( ) As classes elevadas da sociedade eram constituídas por uma oligarquia proprietária de terras e uma pequena burguesia industrial e comerciante.

( ) O modelo político foi o populismo, os casos emblemáticos foram Vargas no Brasil e Peron na Argentina.

( ) Entrou em decadência no final dos anos de 1950 e levou a uma forte instabilidade, política, em muitos casos desencadeou ditaduras militares apoiadas por potências estrangeira...

888 Q765200
História
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Lutero, no decorrer do seu conflito, com a igreja romana obteve apoio significativo de várias categorias, inclusive dos humanistas alemães. Do mesmo modo que os humanistas faziam com as grandes obras da literatura antiga, Lutero pretendia trazer o texto autêntico do Evangelho, eliminando os trechos mais complicados dos comentários inseridos por meio da teologia medieval. Igualmente os humanistas podiam reconhecer-se nas doutrinas luteranas, que consideravam o homem capaz de ler e interpretar por si próprio as Sagradas Escrituras e se opunham à autenticidade da vida religiosa à toda forma de ritualismo. Na Alemanha dentre todos os que inicialmente se declararam a favor de Lutero estava
889 Q765199
História
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Algumas lideranças africanas e seus agrupamentos políticos exerceram importância fundamental nos processos de emancipação de seus países. Relacione corretamente o líder político com o que se diz sobre ele, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

890 Q765198
História
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre o comércio de pessoas e mercadorias no continente africano.

( ) A história da África é marcada desde a antiguidade pelas relações entre tráfico de escravos e diásporas.

( ) O comércio escravista sempre se constituiu em uma prática única e específica do continente africano.

( ) Após a formação de Axum no século III d.C. ocorreu um incremento nos bens comerciais com ampliação para a venda de escravos.

( ) com a consolidação do mundo muçulmano, desde o século VII d.C. tem havido uma diminuição na correlação tráfico escravista e diáspora.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: