Questões sobre Belo Horizonte - BH

História - Belo Horizonte - BH - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012 - SEPLAG/MG - Professor de Educação Básica

Em Lagoa Santa − município da região metropolitana de Belo Horizonte − foram localizados inúmeros achados arqueológicos, entre eles o fóssil conhecido por Luzia, um dos mais antigos da América. Esse achado contribuiu para a formulação de novas teorias sobre a ocupação do atual território brasileiro. Conteúdos como esse, em sala de aula, permitem

  • A.

    estabelecer a verdade sobre o passado, com base em evidências históricas que possibilitam a formulação de um conhecimento sólido e definitivo sobre a ocupação da América.

  • B.

    concentrar-se no estudo da História, sem a necessidade de recorrer às abordagens interdisciplinares, difíceis de ser realizadas com os alunos ao longo do ensino básico.

  • C.

    romper com a visão eurocêntrica que marcou o ensino da História durante décadas e, assim, facilitar para o aluno a construção da ideia de diversidade que caracteriza a sociedade brasileira.

  • D.

    construir com os alunos uma interpretação linear da História, evitando-se os conceitos de ruptura e permanência, desde a origem da humanidade até os dias de hoje.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Planejada para ser a capital de Minas, Belo Horizonte surgiu em uma época de grandes transformações. O País vivia, por exemplo, os reflexos da abolição da escravatura e da Proclamação da República.

A história da cidade está marcada por momentos característicos:

I. A primeira vez foi a invenção política (18971914) com a obra da República que queria superar o passado colonialimperial considerado como período de atraso e estagnação.

II. A segunda vez foi a mercantil (19141950) com a privatização de serviços e o domínio dos interesses econômicos e a horizontalização da cidade e conseqüente modernização.

III. A terceira foi intervenção social com a caracterização das lutas sociais que consolidouse nos anos de 80 e 90 com uma série de iniciativas democráticas populares.

Tendo por base a bibliografia acima, ASSINALE:

  • A.

    Apenas o item I está correto.

  • B.

    Apenas o item II está correto.

  • C.

    Apenas o item III está correto.

  • D.

    Apenas o item II está incorreto.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: