801 Q630904
Geologia
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Sobre Geologia Estrutural, é incorreto afirmar.
802 Q630939
Geologia
Ano: 2016
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
No estudo do comportamento mecânico dos solos, um dos ensaios mais importantes é a determinação dos limites de consistência, ou limites de Atterberg, formados pelos limites de contração (LC), limites de plasticidade (LP) e limites de liquidez (LL). Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
803 Q630938
Geologia
Ano: 2016
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
A respeito dos métodos indiretos (ondas sísmicas) de investigação da constituição interna do planeta Terra, assinale a alternativa correta.
804 Q630937
Geologia
Ano: 2016
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Os principais grupos minerais da crosta são formados por silicatos, óxidos, carbonatos, sulfetos e elementos nativos. Assinale a alternativa que exemplifica cada grupo mineral, seguindo, respectivamente, a ordem dos grupos minerais apresentados.
805 Q630936
Geologia
Ano: 2016
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Os ambientes geotectônicos convergentes podem gerar três tipos de feições geográficas em função dos tipos de crostas envolvidas nessas colisões. As principais feições são as margens continentais ativas, os arcos de ilhas vulcânicos e as grandes cordilheiras de montanhas continentais. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
806 Q630935
Geologia
Ano: 2016
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
O Sistema de Gestão Ambiental − SGA consiste na estrutura, responsabilidades, práticas, procedimentos, programas e recursos mobilizados para o atendimento da política ambiental de uma organização. É característica de um SGA:
807 Q630934
Geologia
Ano: 2016
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Das metodologias de avaliação de impactos ambientais, a que trata de um método hierarquizado, cujo procedimento conduz à avaliação integrada dos impactos, resultando na representação de um índice correspondente à avaliação total dos impactos ambientais; associa valores às considerações qualitativas formuladas para a avaliação dos impactos do projeto, dividindo o meio ambiente em 4 categorias: ecologia, contaminação ambiental, aspectos estéticos e aspectos de interesse humano; cada uma das categorias tem um determinado número de componentes selecionados para administração dos recursos hídricos, totalizando 18 componentes, que subdivide em 78 parâmetros é o método
808 Q630933
Geologia
Ano: 2016
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A figura abaixo se refere a um recorte de uma carta topográfica da Serra do Marumbi. Nela notam-se diversas curvas de nível, bem como as drenagens cortando perpendicularmente.

De acordo com a figura, o ponto na carta situado em maior altitude é

809 Q630932
Geologia
Ano: 2016
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A figura abaixo mostra um recorte esquemático de uma imagem do satélite CBERS com resolução espacial de 20 m onde foram coletados no campo seis pontos de controle para georreferenciá-la.

Com base nessa figura, é correto afirmar que, em média, foram coletadas

810 Q630931
Geologia
Ano: 2016
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A poluição das águas está intimamente associada ao tipo de uso e ocupação do solo e, pode ser de dois tipos: pontual e difusa. Como exemplo de fonte de poluição difusa, tem-se