431 Q503625
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A maior parte do continente sul-americano é amplamente dominada por climas quentes, subquentes e temperados, bastante chuvosos e ricos em recursos hídricos. Há algumas áreas de exceções, dentre as quais figuram os sertões do Nordeste brasileiro. As razões da existência de um grande espaço semi-árido são relativamente complexas, mas destacam-se os seguintes fatores que contribuem para sua existência:

I. A massa EC (Equatorial Continental) não rega as depressões interplanálticas.
II. A presença de células de alta pressão atmosférica.
III. A massa de ar Tropical Atlântica tem baixa condição de penetrar de oeste para leste.
IV. A massa de ar Polar Atlântica não apresenta pressão suficiente para atingir o Nordeste.

É cor...

432 Q503581
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere o texto e o quadro abaixo para responder à questão.

Os parâmetros climáticos desempenham um papel fundamental na atividade e intensidade dos processos geomorfológicos e é por esse motivo que é preciso conhecer a magnitude desses parâmetros e a variabilidade dos mesmos. Nas regiões intertropicais e, no que interessa aos processos geomorfológicos, as diferenças de temperaturas não desempenham um papel tão importante quanto às diferenças de precipitações. Um exemplo disso é a classificação de Pedro, G. (1966) que propõe zonas de alteração nos trópicos, de acordo com o produto dominante e os volumes anuais médios de precipitação.

...
433 Q503579
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere os climogramas para responder à questão.

Indique a alternativa que apresenta a seqüência correta dos climogramas e os tipos de Clima correspondentes.

434 Q503053
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A escala de um mapa é a relação constante que existe entre as distâncias lineares medidas sobre o mapa e as distâncias lineares correspondentes, medidas sobre o terreno.

A partir da leitura do mapa apresentado acima, pode-se afirmar que:

I. a escala 1/1 000 000 é maior do que a escala 1/200 000
II. a escala 1/100 000 mostra mais detalhes do que a escala 1/500 000
III. na escala 1/500 000 a área representada é maior do que na escala 1/200 000
IV. a escala 1/100 000 é menor do que a escala 1/200 000

É correto o que se afirma APENAS em

435 Q502860
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Em atividades de fotointerpretação, a convergência de evidências significa

I. que se pode utilizar informações obtidas por fotoleitura, mesmo que referentes a diversos conteúdos ou temas de interesse nos mapeamentos temáticos;

II. a impossibilidade de interpretação, quando as informações referentes ao tema de interesse não são plenamente satisfatórias;

III. que textura, estrutura e cor devam ser consideradas apenas em conjunto na identificação dos conteúdos de interesse de mapeamentos temáticos.

Está correto APENAS o que se afirma em

436 Q502858
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O método corocromático qualitativo é um tipo de representação cartográfica na qual a diversidade de

437 Q502856
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere a figura abaixo.

Os perfis A e B no mapa correspondem, respectivamente, a

438 Q502854
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere os itens abaixo e seus conhecimentos sobre os mapas geomorfológicos para responder à questão.

I. Sistematizam o conhecimento espacial a respeito do modelado, das características dos materiais superficiais e das rochas que o constituem e dos processos passados e presentes responsáveis por essas características.

II. Prestam-se a instruir tecnicamente não só os processos de planejamento territorial como também os de planejamento ambiental, auxiliando, por exemplo, na interpretação de áreas potencialmente úteis para receber infra-estrutura viária, urbanização, dentre outros usos ou para identificar áreas prioritárias para conservação e recuperação.

III. Podem ser utilizados, dentre outras necessidad...

439 Q502852
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Atenção: Para responder às questões de números 61 a 63, considere o texto abaixo.

             Uma determinada área na região Norte foi desmatada ilegalmente. Os fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) autuaram o responsável. O Ministério Público da União instaurou o respectivo inquérito civil. O autuado apresentou defesa alegando, dentre outros argumentos, não ser o proprietário da área. O Ministério Público designou um engenheiro florestal para atuar como analista perito ambiental e entregar um relatório técnico para instruir o inquérito. Como informação de localização, o perito recebeu as coordenadas planas na projeção UTM.

...
440 Q502752
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O desenvolvimento da industrialização em todo o mundo tem concorrido para a expansão das manchas urbanas, e as populações que aí vivem são particularmente afetadas por três tipos de fenômenos decorrentes das alterações do clima urbano: