451 Q498806
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Instruções: As questões de números 66 a 70 devem ser respondidas com base nas informações a seguir.

Caso Proposto: Licenciamento ambiental de usina hidrelétrica. Para a emissão de licença prévia, foi exigido um Estudo de Impacto Ambiental (EIA). As questões a seguir referem-se à análise de conteúdos específicos do meio físico-biótico, na perspectiva geográfica da gestão e análise ambiental. O empreendimento tem as características abaixo.

A metodologia utilizada para a caracterização geológica da área de influência direta do empreendimento valeu-se, dentre outros, do conceito de ciclo geológico, que inclui fases como a

452 Q498804
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Instruções: As questões de números 61 a 65 devem ser respondidas com base no texto que se segue.

Responda à questão, considerando o quadro abaixo.

Assinale a alternativa correta.

453 Q498802
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Instruções: As questões de números 61 a 65 devem ser respondidas com base no texto que se segue.

A diretriz de número III coloca a necessidade de:

"... cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social."

Levando-se em consideração as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a concretização dessa diretriz pode ser exemplificada pela:

454 Q498799
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Instruções: As questões de números 61 a 65 devem ser respondidas com base no texto que se segue.

Considerando essa diretriz e as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, é possível afirmar que

I. a maioria dessas regiões ainda apresentam situações alarmantes e pouco reversíveis quanto à sustentabilidade, tendo em vista o esgotamento de seus recursos naturais para as funções urbanas e as demandas sociais resultantes do processo de urbanização e metropolização das últimas décadas.

II. de forma geral, as regiões metropolitanas brasileiras têm demandado, ...

455 Q498797
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nas últimas décadas, com a expansão do movimento ambientalista no mundo, entra em cena uma nova figura no processo de planejamento e gestão territorial: as ONGs, Organizações Não Governamentais. As ONGs têm se multiplicado em número e diversificado seu escopo, apresentando hoje múltiplos interesses e características.

Analise as frases abaixo quanto às características e funções desempenhadas atualmente pelas ONGs no Brasil.

I. Têm auxiliado o Estado em algumas ações de monitoramento e fiscalização do cumprimento de dispositivos legais.

II. Estão impedidas de estabelecer co-gestão de áreas protegidas do poder público e da iniciativa privada, apesar de poder apresentar quadros técnicos adequados.

...
456 Q498795
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Entre 1978 e 2002 a área desmatada no Brasil passou de 158.200 km2 para 617.727 km2. Os desmatamentos atuais atingem significativamente os Cerrados e as Florestas Amazônicas. A taxa anual de desmatamento na região Amazônica foi a que mais cresceu nas últimas décadas do século XX. Os estados que mais sofreram com o desmatamento foram: Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Pará. Indique uma conseqüência biogeográfica do desmatamento e uma explicação socioambiental desta progressão.

457 Q498793
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O Brasil é um país de intenso processo migratório interno. Observe o mapa e assinale a alternativa que indica as atividades e os eixos de expansão da população para os números 1 e 2.

458 Q498791
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No Brasil, a agricultura familiar é fundamental para a produção de grande parte dos alimentos que compõe a dieta da população. Sobre a produção de alimentos realizada pela agricultura familiar, considere as afirmativas a seguir.

I. Em função dos baixos rendimentos gerados pela agricultura familiar de pequena escala, parte das pessoas que a desenvolvem necessita buscar fontes alternativas de renda.

II. Os chamados cinturões verdes, em função de sua localização, possibilitam aos agricultores familiares condições mais favoráveis de comercialização da produção.

III. A dificuldade de acesso a técnicas adequadas diminui a produtividade da agricultura familiar, o que interfere na sustentabilidade econômica e soci...

459 Q498789
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A expansão da produção da soja no Brasil atende a vários interesses econômicos. Assinale a afirmativa que NÃO apresenta corretamente interesses relacionados com a produção de soja.

460 Q498787
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No processo de urbanização, a remoção da cobertura vegetal e sua substituição por áreas construídas elevam o índice de albedo e, consequentemente, a superfície do solo passa a reter menor quantidade de energia, aumentando a refletância. Sabe-se que, quanto mais elevado é o volume de energia armazenado, maior é o equilíbrio térmico. Podemos dizer a partir dessas considerações que