351 Q500241
Geografia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

A paisagem é tudo que vemos, é tudo que a visão alcança a partir da posição em que o observador se encontra. Ela é formada não apenas por volumes, mas também de cores, movimentos, adores, sons etc. A sua leitura e interpretação revela as características da sociedade que a elabora. Assim sendo, sobre a paisagem urbana, a estrofe da canção acima revela

I) a opressão da população pobre da periferia, que enfrenta a precariedade do acesso aos serviços essenciais e à moradia e está exposta à violência e ao controle dos aparelhos de segurança do Estado.

II) as constantes mudanças estruturais na composição da paisagem urbana, mudanças essas impostas pelos interesses do capital imobiliário, que s...

352 Q500239
Geografia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Exaltação ao Nordeste

Considerando os conceitos de região elaborados pela Geografia, no poema acima o Nordeste aparece definido pelo autor como

353 Q500237
Geografia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Sobre a produção do espaço geográfico urbano sob o capitalismo, as estrofes da canção acima se referem à

354 Q500235
Geografia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Na perspectiva humanista de Geografia, a estrofe do poema acima expressa:

355 Q500233
Geografia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

O Espaço geográfico resulta das relações entre a sociedade e a natureza mediadas pelo trabalho social. Essas relações são historicamente determinadas e, portanto, diferem-se no tempo, nas diversas culturas e atendem aos objetivos de cada modelo de sociedade. Com base no exposto, observe e analise as figuras abaixo, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinala a sequência correta das respostas.

A sequência correta é:

356 Q500231
Geografia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

O espaço geográfico é produto, reflexo, meio e condição de reprodução social. Nessa perspectiva, as formas espaciais criadas pelo trabalho humano:

I) asseguram a reprodução das condições de produção e das relações sociais de produção.

II) funcionam como palco para as atividades humanas que nelas se encaixam e se realizam.

III) refletem cada momento da história humana de desenvolver a produção e, consequentemente, produzir o espaço.

IV) resultam do trabalho individual do homem e funcionam de maneira desarticulada na conjuntura total do espaço.

V) interferem e garantem a realização das relações sociais, mediando, assim, o funcionamento total da sociedade.

Estão corretas:

357 Q500229
Geografia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Passamos por grandes e profundas mudanças na configuração espacial do mundo, com a evolução tecnológica que influência diretamente na produção do espaço geográfico, que é entendido na geografia como um processo histórico e social caracterizado pela apropriação dos recursos naturais pela sociedade e pelo progresso técnico vigente em cada momento histórico. Assim, com o desenvolvimento técnico-científico-informacional, traço marcante do mundo atual. Identifique a opção que destaca o geógrafo (autor) que criou o conceito em destaque.

358 Q500227
Geografia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

A doença que Mafalda se refere está relacionada aos intensos conflitos mundiais entre os Estados Nacionais que vêm se tornando cada vez mais comuns no atual cenário internacional. Identifique a opção que explica o conflito que deu origem ao último Estado membro da ONU.

359 Q500225
Geografia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Dessa forma identifique a opção que traz corretamente a definição e a respectiva classe rochosa.

360 Q500223
Geografia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Podemos verificar uma projeção da população de Mato Grosso do Sul e do Brasil que seguem uma tendência de países desenvolvidos. Entre os vários fatores e elementos que interferem nesse modelo de dinâmica, marque a única alternativa correta.