931
Q925977
Em pacientes portadores de deglutição atípica ou adaptada, observa-se, primordialmente, a contração do músculo
932
Q925976
O respirador oral, descrito por Marchesan, pode apresentar diversas alterações craniofaciais e dentárias. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta uma dessas alterações.
933
Q925975
Um indivíduo que é submetido a uma laringectomia parcial horizontal sente várias dificuldades, sendo a maior delas a
934
Q925974
Há um nervo responsável pela propriocepção dos músculos platisma, estilo-hioideo e digástrico, bem como pela sensibilidade gustativa nos dois terços anteriores da língua, cujo ramo recebe o nome de “nervo corda do tímpano”. O nome desse nervo principal é
935
Q925973
Assinale a alternativa que apresenta uma característica que não diz respeito à disfonia psicogênica.
936
Q925972
Durante o exame do sistema estomatognático, o fonoaudiólogo preconiza a avaliação de determinados aspectos. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente esses aspectos.
937
Q925971
A deglutição considerada normal envolve o(a)
938
Q925970
Em relação à perda auditiva induzida por ruído (PAIR), assinale a alternativa correta.
939
Q925969
Acerca da motricidade orofacial, sabe-se que um dos principais objetivos relacionados a ela é a respiração nasal, pois a respiração adequada promove
940
Q925968
Um paciente com quadro de rouquidão vai ao fonoaudiólogo, encaminhado pelo otorrinolaringologista, com diagnóstico de nódulo nas cordas vocais.
Nesse caso, uma técnica que não deve ser empregada no paciente é a técnica de
Nesse caso, uma técnica que não deve ser empregada no paciente é a técnica de