Considerando o processo de seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI), analise as afirmativas a seguir:
1. A mensuração com microfone sonda é uma medida objetiva de verificação dos parâmetros selecionados pelo fonoaudiólogo e permite avaliar o ganho acústico oferecido pelo AASI para sons de fraca, média e forte intensidade.
2. A audiometria em campo livre com e sem AASI é uma medida subjetiva e permite avaliar o ganho acústico para sons de fraca, média e forte intensidade.
3. Os questionários de autoavaliação são importantes medidas utilizadas no início e ao final do processo de seleção e adaptação de AASI que permitem avaliar quanto o uso da amplificação reduz as restrições de participação e as limitações de atividades decorrent...
Considerando a saúde do trabalhador, analise as afirmativas abaixo:
1. O limite de tolerância de exposição para ruídos ocupacionais, segundo a NR 15 (Norma Regulamentadora), é de 85dB(A) para um período de exposição de 8 horas diárias. Já para um ruído de 95dB(A), esse tempo cai para 4 horas.
2. A perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE) caracteriza-se por ser do tipo neurossensorial.
3. O trauma acústico caracteriza-se por uma perda auditiva de início súbito, podendo ser do tipo neurossensorial ou do tipo mista.
4. Dentro de um Programa de Conservação Auditiva o fonoaudiólogo trabalhará isoladamente, realizando as audiometrias com o intuito de detectar a instalação e/ou agravamentos das perdas auditivas decorrentes do a...
Um paciente de 50 anos, com queixa de dificuldades auditivas à direita há vários anos e desconforto para sons intensos, compareceu à clínica fonoaudiológica para realização de avaliação audiológica básica. Apresentou ao exame perda auditiva neurossensorial de grau moderado à orelha direita e audição normal à esquerda.
Com base nestas informações, analise as afirmativas abaixo:
1. Os limiares de via óssea à orelha direita estarão acima de 25dBNA, porém melhores do que os limiares de via aérea com presença de gap aéreo-ósseo maior ou igual a 15dB
2. Para obtenção dos limiares de via óssea à orelha direita não será necessário o uso de mascaramento à orelha esquerda
3. Será necessário o uso de mascaramento à orelha esquerda para a obtenção do Índice de Re...
Analise as afirmativas abaixo:
1. Hábitos de sucção podem ser prevenidos com orientações adequadas à população.
2. A prevenção de hábitos de sucção tanto nutritivos quanto não-nutritivos não pode ser realizada por meio do aleitamento natural.
3. O uso de mamadeira pode ser evitado pelo aleitamento materno, mas não o uso de chupeta.
4. O aleitamento natural faz com que a criança tenha que exercitar mais a musculatura facial, pois é realizada com esforço, uma vez que a sucção é realizada de forma intensa, causando exaustão e satisfação.
5. O aleitamento natural, além dos benefícios para o sistema estomatognático, também previne contra infecções dos sistemas respiratório e digestório.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativ...
Analise as afirmativas abaixo:
1. A terapia de voz confidencial é utilizada para pacientes com lesões benignas, essencialmente advindas de um comportamento vocal alterado, que possuem edema como a modificação histológica de base.
2. As técnicas facilitadoras são indicadas para pacientes com hiperfunção vocal, mas podem ser utilizadas em quase todos os casos de disfonia.
3. O método Lee Silvermann é um programa de terapia intensiva para pacientes com doença de Parkinson e para outras formas de doenças progressivas.
4. Um trauma vocal agudo é tratado somente pelo fonoaudiólogo. Basicamente repouso vocal.
5. A sequência de arranchamento é utilizada para os diagnósticos de nódulos vocais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirma...