Banca:
Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Ao analisar uma lâmina no microscópio para exame parasitológico de fezes são encontrados os ovos a seguir.
Estes ovos apresentam aspectos grosseiros de um D, possuem membrana dupla, lisa e transparente. É correto afirmar que tais ovos encontrados no exame microscópio pertencem à:
Banca:
Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Em relação ao tipo de luva e sua indicação de uso, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Luvas de látex.
2. Luvas de cloreto de vinila.
3. Luvas de látex nitrílico.
4. Luvas de fio de Kevlar tricotado.
5. Luvas térmicas de nylon.
( ) Protegem em trabalhos a temperaturas até 250°C.
( ) Para manusear citostáticos e alguns produtos químicos.
( ) São utilizadas, as chamadas luvas de procedimento, em trabalhos que envolvem contato com membranas, mucosas e lesões, no atendimento a pacientes e, ainda, em procedimentos de diagnóstico que não requeiram o uso de luvas estéreis.
( ) Usadas para trabalhos a temperaturas até 35°C...
Banca:
Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Nos métodos de coloração de esfregaço em parasitologia, são reagentes utilizados na coloração pela hematoxilina férrica, segundo Heidenhain, modificada por Burrows, EXCETO:
Banca:
Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
O conhecimento da carga parasitária é útil para determinar a intensidade da infecção, decidir pela medicação e, ainda, avaliar a eficácia dos medicamentos administrados. A intensidade de uma infecção é determinada pelo número de ovos encontrados. Os métodos quantitativos foram desenvolvidos com esse propósito. Os únicos parasitos humanos para os quais é possível correlacionar a produção de ovos com a carga parasitária são, EXCETO:
Banca:
Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Do ponto de vista farmacocinético, a absorção dos fármacos depende de diversas variáveis. Acerca desse assunto, quanto aos fatores que interferem no processo de absorção dos fármacos, assinale a alternativa correta.
Banca:
Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Paciente do sexo feminino, 47 anos de idade, branca, dona de casa, procedente de Taguatinga-DF, hipertensa e dislipidêmica, foi atendida na unidade de pronto atendimento em decorrência de quadros convulsivos recorrentes. Após a anamnese e a avaliação dos exames complementares, iniciou-se o tratamento com fenobarbital (ácido fraco) por via oral. No entanto, por desatenção, a paciente ingeriu, nas últimas 24 horas, vários comprimidos de fenobarbital e foi encaminhada ao serviço de emergência.
Nessa situação hipotética, considerando suspeita de intoxicação pelo fenobarbital, assinale a alternativa que apresenta uma opção de tratamento farmacológico.
Banca:
Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
A íris faz parte do globo ocular e, com o auxílio de músculos lisos específicos, controla a entrada de luz através da pupila. Além disso, a musculatura da íris está sob influência do sistema nervoso autônomo, que é reconhecidamente um alvo farmacológico utilizado no tratamento do glaucoma. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica um fármaco simpatolítico empregado no tratamento do glaucoma.
Banca:
Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Paciente de 29 anos de idade, IMC = 22 Kg/m2, estudante universitária, procurou o serviço médico, queixando-se de fortes cólicas abdominais associadas ao processo menstrual. Após a avaliação clínica, optou-se pela prescrição de um fármaco parassimpatolítico para o alívio sintomatológico durante o decurso da menstruação.
Nesse caso clínico, o fármaco que preenche os critérios da prescrição é o