Questões sobre Cálculos Farmacêuticos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cálculos Farmacêuticos

Durante a conferência de uma prescrição, o farmacêutico hospitalar precisou converter a concentração de NaCL para miliequivalente-grama (mEq. g). Assinale o valor do miliequivalente-grama (mEq. g) de NaCL. (Considere: 1 mol de NaCL é igual a 58,45 g.)

As medidas de peso e volume são operações básicas a serem empregadas na transformação de matérias primas em formas farmacêuticas. Para o preparo de uma solução de pequeno volume, o técnico em farmácia precisou pesar 2000 microgramas (mcg) de um fármaco X. Após tarar a balança analítica com um béquer e, em seguida, pesar o fármaco X, o valor em gramas (g) registrado no visor da balança deverá ser exatamente de:

Considerando a manipulação de 90 (noventa) cápsulas de Rhamnus purshiana (cascara sagrada) e sabendo-se que cada cápsula contém 80 mg (oitenta), é correto afirmar que são necessários: 

No preparo de um determinado xarope foi utilizado 85 g de açúcar para um volume de 250 ml. Se a quantidade de xarope necessária fosse de 750ml, a quantidade de açúcar, em g, necessária seria:

A maioria dos laboratórios possui as soluções armazenadas em uma concentração mais alta, seja por conveniência ou para evitar a contaminação. Por isso, as diluições serão realizadas de acordo com a demanda e necessidade para determinado experimento. Partindo de uma solução padrão de hidróxido de sódio de concentração 2 mol/L, foi solicitado ao técnico em farmácia que preparasse 2 litros da mesma solução a 0,5 mol/L. A quantidade de mililitros da solução padrão que será necessária é de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis