

Suponha que ao realizar um experimento, o evento A ocorra com probabilidade p e não ocorra com probabilidade (1 − p). Sejam as variáveis aleatórias:
− X que representa a quantidade de repetições do experimento, consideradas independentes umas das outras, até que A ocorra pela primeira vez. − Y que assume o valor 180 se X = 3 e o valor 90 se X ≠ 3. Se o valor da variância de X é 6, o valor da média de Y é igual a

A análise de agrupamentos, também conhecida como cluster ou como análise de conglomerados, tem sido bastante utilizada na avaliação de metas de desempenho em instituições bancárias, empresariais e educacionais. Relativamente às técnicas de conglomerados, considere:
I. O conceito de similaridade é fundamental e as medidas de similaridade dominantes nas aplicações são medidas correlacionais, de associação e de distância. II. A suposição de normalidade dos dados é fundamental. III. As técnicas não hierárquicas requerem que o usuário especifique previamente o número de grupos (clusters) desejados. IV. Se as variáveis de entrada apresentarem multicolinearidade, uma medida de distância que compensa a correlação é a de Mahalanobis. Está correto o que ...Em uma indústria de produção de certas peças, um procedimento de controle de qualidade foi planejado para garantir que a proporção p de peças defeituosas na produção seja inferior a 8%. A cada dia uma amostra de 4 peças da produção é selecionada ao acaso e com reposição. Se nessa amostra houver mais do que uma peça defeituosa, a produção é parada para ajustes. Se a produção sofreu desajuste e o valor de p passou a ser de 10%, a probabilidade da produção não ser parada é igual a
A função geratriz de momentos da variável aleatória X é dada por:
[θet + (1_ θ)] 6 . O valor da média de X subtraído do valor da variância de X é igual a 0,24.
Nessas condições, o valor de θ é igual a

Seja a variável aleatória Y = 2X1 − X2 + 3X3 , a variância de Y é igual a

Supondo que X2 e X3 têm distribuição normal, P [(X2 − X3) > 5,8] é igual a