Um transformador de 50 kVA, à plena carga, utiliza 75% da sua capacidade devido ao fator de potência da carga de 0,8 atrasado.
Caso seja adicionada carga de fator unitário até que o transformador esteja à plena carga, sabendo-se que o valor de fator de potência aumentou de 0,8 para 0,89 atrasado, o valor de potência ativa, em kW, que pode ser acrescentado é
Um transformador isolado monofásico, com valores nominais 10 kVA, 60 Hz e 250/110 V é ligado como autotransformador com tensão de secundário de 127 V. O acréscimo de potência, em kVA, quando o transformador isolado é ligado como autotransformador, é de
Considerando-se um motor de indução trifásico com potência nominal de 25 CV, 4 polos, 60 Hz, 220/380 V e escorregamento a plena carga de 1,1%, é correto afirmar que o conjugado nominal, em Nm, pode ser determinado por
Em um motor-shunt CC, com resistência de armadura de 0,2 Ω e uma queda de tensão nas escovas de 2 V, é aplicada uma tensão de 200 V em sua armadura, cuja corrente é igual a 40 A para uma determinada carga e, com adição de carga, a corrente de armadura aumentou para 90 A. Então a força contra eletromotriz (fcem), em V, diminuiu
Banca:
Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)
Um Analista Judiciário, ao visitar uma instalação e analisar seu sistema de automação predial, encontrou uma série de motores, em sua maioria, utilizados para bombeamento de água e abertura de portões. De acordo com os circuitos de comandos elétricos e acionamento de motores elétricos, assinale a alternativa correta.
Um motor monofásico de 1 cv, 220V, de fase dividida, solicita, por seu enrolamento de partida, uma corrente de 2,85A que se atrasa 20° em relação à tensão da fonte e, por seu enrolamento de funcionamento, uma corrente de 3 A que se atrasa 30°. No instante da partida, o fator de potência é:
Sobre dispositivos de comando, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A corrente de partida dos motores não tem praticamente nenhuma influência sobre a vida útil dos contatos dos contatores.
( ) O contator é um dispositivo de atuação magnética destinado à interrupção de um circuito em curtocircuito.
( ) Na compra de contatores, devem ser fornecidas, no mínimo, as seguintes características: tensão nominal, frequência nominal, corrente nominal, tensão nominal de manobra, número mínimo de manobras e número de contatos NA e NF.
( ) Quando a bobina de um contator é energizada, a força eletromecânica desta sobrepõe-se à força mecânica das molas, obrigando os contatos móveis a se fecharem sobre os contatos fixos aos quais são ligad...