Engenharia de Software
Desenvolvimento de Software
Conceitos Básicos em Engenharia de Software
Ano:
2025
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Julgue o próximo item, relativo a API (Application Programming Interface).
Os métodos PUT e DELETE em API RESTful para integração de dados devem ser implementados como idempotentes, assegurando que requisições repetidas com o mesmo payload resultem no mesmo estado final do sistema, independentemente do número de execuções.
Engenharia de Software
Refatoração
Qualidade de Software
Ano:
2025
Banca:
CESPE / CEBRASPE
A respeito de desenvolvimento de software, julgue o item que se segue.
A regra do escoteiro é um princípio do clean code que determina que o código precisa estar mais limpo do que estava antes de haver quaisquer alterações no código.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir, relativo às práticas DevOps.
Na configuração de um ambiente de desenvolvimento para um novo projeto, é necessário definir variáveis de ambiente específicas a fim de garantir que a aplicação funcione corretamente em diferentes ambientes (desenvolvimento, teste e produção). Para isso, decidiu-se, utilizando o Docker, criar um contêiner e definir as variáveis de ambiente necessárias. Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir, relativos às práticas DevOps.
Na situação apresentada, é necessário adicionar uma nova dependência à aplicação e, então, modificar diretamente a imagem Docker já criada.
Julgue o item a seguir, a respeito dos conceitos de qualidade de software.
Conforme o MR-MPS-SW:2024, a gerência da organização tem autoridade para direcionar a alocação ou a realocação de recursos para apoiar eficazmente a melhoria de processos organizacionais.
Julgue o item a seguir, a respeito dos conceitos de qualidade de software.
O modelo MPS para software (MPS-SW) baseia-se nos requisitos de gestão de pessoas dos modelos e das normas que objetivam a definição, a avaliação e a melhoria dessa gestão, uma vez que o desenvolvimento de software é feito basicamente por pessoas devidamente formadas.
Julgue o item a seguir, a respeito dos conceitos de qualidade de software.
De acordo com o modelo de referência MPS para software MR-MPS-SW:2024, o propósito do processo de gerência de projetos é estabelecer e manter atualizados os planos que definam atividades, recursos, riscos, prazos e responsabilidades do projeto.
Julgue o item a seguir, a respeito dos conceitos de qualidade de software.
O modelo de referência MPS para software MR-MPS-SW:2024 determina que técnicas estatísticas e outras técnicas quantitativas devem ser utilizadas para determinar ou prever o alcance dos objetivos de qualidade e de desempenho dos processos.