As cerâmicas são obtidas a partir de uma massa à base de argila, submetida a um processo de secagem lenta e, após a retirada de grande parte da água, cozida em temperaturas elevadas.
Sobre produtos de cerâmica vermelha, assinale a alternativa INCORRETA.
A aplicação de laminados decorativos de alta pressão, desenvolvidos especialmente para revestimento de paredes, traz vantagens quando usados nos acabamentos em hospitais.
Entre as vantagens oriundas do uso dos laminados decorativos em hospitais, é incorreto afirmar que está o fato de o produto:
Banca:
Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)
Os cimentos Portland são largamente utilizados na construção civil, sendo possível encontrar vários tipos que são comercializados com diferentes designações, de acordo com os tipos de adições utilizadas, as características físicas e as composições químicas de cada cimento. Portanto, a escolha do cimento mais adequado para ser usado em uma determinada obra de engenharia deve estar pautada no conhecimento das propriedades de cada um deles. Nesse contexto, é correto afirmar que
Banca:
Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)
Nos últimos anos, houve um crescimento no uso de sistemas construtivos em alvenaria estrutural, sendo necessário o entendimento sobre a execução e o controle desse tipo de obra. Os principais materiais constituintes de uma alvenaria estrutural são as unidades de alvenaria, argamassa e graute. Sobre esses materiais utilizados em alvenaria estrutural, é correto afirmar que
Quanto aos requisitos básicos do sistema de fôrmas, este deve ser projetado e construído de modo a ter resistência às ações a que possa ser submetido durante o processo de construção. Dessa forma, na concepção do projeto, não se leva em consideração.
Banca:
Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica
Avalie as afirmativas relacionadas às propriedades gerais dos materiais.
I. Extensão: propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço sem deformar.
II. Inércia: propriedade da matéria de não modificar seu estado de repouso ou movimento.
III. Impenetrabilidade: Propriedade da matéria de não ocupar, simultaneamente, um mesmo lugar no espaço.
IV. Compressibilidade: Propriedade da matéria, submetida a determinada pressão, de reduzir seu volume.
V. Elasticidade: Propriedade da matéria de voltar ao seu volume inicial após cessar a força que a deformava.
VI. Porosidade: Propriedade da matéria não ser compacta e sim descontínua. O espaço maior ou menor existente entre as partículas que compõem o material é denominado poro.