A estrutura de madeira de um telhado é composta por uma armação principal e outra secundária. Em relação às partes constituintes de cada armação, considere:
I. As ripas são peças pregadas sobre os caibros e atuam como apoio para as telhas cerâmicas. II. A tesoura é uma treliça de madeira que serve de apoio para a trama. III. Os caibros são peças de madeira dispostas com a inclinação da cobertura de telhas cerâmicas e apoiadas sobre as ripas e atua como suporte para as terças. Está correto o que consta APENAS emO sucesso de uma obra pública depende, entre outros fatores, de um orçamento de referência bem elaborado e de uma fiscalização atuante. Acerca dos procedimentos de acompanhamento de obras e de elaboração de orçamentos, julgue os próximos itens.
O ensaio de abatimento de tronco de cone tem por objetivo fornecer a resistência do concreto fresco, o que permite estimar a resistência do concreto após a cura.
A respeito dos cuidados na execução de uma estrutura em concreto armado, julgue os itens que se seguem.
O excesso de vibração do concreto provoca segregação da massa e, consequentemente, afeta sua resistência.
Acerca do controle no preparo e na execução do concreto, jugue os itens a seguir.
Durante o transporte horizontal do concreto, é benéfica a ocorrência de trepidação, que garante a trabalhabilidade da massa durante o lançamento do concreto.
Acerca do controle no preparo e na execução do concreto, jugue os itens a seguir.
No slump test, teste utilizado para medir a pega do concreto, a penetração de uma agulha aplicada com uma pressão específica padronizada define o tempo de início do endurecimento da massa.
No que se refere a esquadrias e pinturas no processo construtivo de obras civis, julgue os próximos itens.
Tintas à base de cal são constituídas de cal extinta, produzida a partir de rochas calcárias e dolomíticas, que apresentam baixo teor de óxidos de ferro e de alumínio, o que determina o índice de alvura na pintura.
Você foi solicitado a elaborar o levantamento quantitativo dos insumos que compõem o orçamento do concreto destinado à concretagem de uma viga cuja seção retangular é de 60 cm x 25 cm e comprimento de 5,00 m.
Os consumos adotados por m3 de concreto, são:
Cimento − 400 kg (sacos de 50 kg)
Areia − 0,60 m3
Brita − 0,80 m3
A quantidade de materiais (cimento, areia e brita) necessária para concretagem da viga proposta é, respectivamente,Ao acompanhar a fase de instalação das esquadrias de uma obra, o técnico verificou que foi previsto no memorial descritivo a utilização de janelas constituídas por uma ou várias folhas, que pudessem ser movimentadas por deslizamento vertical, no plano da própria janela, de forma a apresentar ventilação razoavelmente regulável. A janela que atende a estas características é:
O índice PEI mede a resistência à abrasão