Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família Saúde da Criança e do Adolescente
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
A participação paterna em todas as fases de desenvolvimento da criança é um elemento importante para o seu crescimento saudável, pois representa um relevante fator protetivo para a saúde de todos os envolvidos.
Sobre a participação paterna no crescimento saudável da criança, assinale a alternativa CORRETA.
Enfermagem Cuidados de Enfermagem Doenças Infecciosas e parasitárias Atenção Básica e Saúde da Família + 6
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
J.M.T, 28 anos, moradora da Comunidade do Riacho, sabidamente uma região com alta incidência de Tuberculose, compareceu à consulta de enfermagem na Unidade de Saúde da Família após completar 25 dias de tratamento com rifampicina, Isoniazida, pirazinamida e etambutol. J.M.T estava preocupada, pois mesmo percebendo melhora em seu estado geral e remissão dos sintomas, sua irmã não estava frequentando os mesmos ambientes da casa, com medo de contrair a doença. Após realizar o histórico de enfermagem e o exame físico, você agendou Visita Domiciliar para conversar com a irmã de J.M.T e orientar. Qual é a orientação CORRETA sobre o caso acima?
Enfermagem Doenças Infecciosas e parasitárias Atenção Básica e Saúde da Família HIV/AIDS
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
As pessoas infectadas pelo HIV, sem tratamento, evoluem para uma grave disfunção do sistema imunológico, à medida que vão sendo destruídos os linfócitos T CD4+, uma das principais células-alvo do vírus. Por isso, o acolhimento e aconselhamento de pessoas para a realização do teste rápido ocorre com frequência na Atenção Básica. Isso exige da enfermeira expertise e conhecimento sobre os protocolos para proceder com a condução dos casos adequadamente.
Sobre o manejo de casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo HIV, assinale a alternativa CORRETA:
Enfermagem Saúde da Mulher Doenças Infecciosas e parasitárias Atenção Básica e Saúde da Família + 3
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
Tânia é uma mulher jovem, de 33 anos, casada com o Alfredo, de 38. Estão juntos há oito anos e ainda não têm filhos. Os últimos meses foram de sucessivas visitas à Unidade de Saúde da Família do bairro, uma vez que estão fazendo o planejamento reprodutivo com a enfermeira para a primeira gestação. Na última consulta, no entanto, ao comunicar 15 dias de atraso menstrual, a enfermeira realizou o Teste Rápido de Gravidez e este estava positivo. Não havia queixas da Tânia e ela referia estar se sentindo bem, porém ansiosa com o que viria. Alfredo, por sua vez, estava recuperado da infeção pelo Zica vírus há cerca de 20 dias e já tinha retornado ao trabalho e às atividades cotidianas. A enfermeira acolheu o casal e procedeu com o protocolo de atendimento ao pré-natal, para a felicidade de Tâni...
Enfermagem Segurança do Paciente
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
Analise as assertivas abaixo sobre a Segurança do Paciente e Qualidade dos Serviços de Saúde:
I.O setor saúde é uma das poucas áreas de risco em que não se pode determinar e limitar o fluxo dos processos e escolher os pacientes que chegam para serem atendidos.
PORQUE
II. É uma das poucas áreas de risco em que o sistema é amplamente apoiado por estudantes recém-formados, como estagiários e residentes.

Assinale a alternativa CORRETA: 
Enfermagem Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem Higiene nos Procedimentos de Enfermagem Segurança do Paciente
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as práticas de Higienização das Mãos (HM) embasadas na estratégia multimodal de melhoria de HM, pelos profissionais de saúde, pode prevenir danos e salvar vidas, promovendo a segurança dos pacientes nos serviços de saúde, conforme relatado mundialmente. A estratégia da OMS conta com etapas/momentos de HM durante a prestação de cuidados. Quais são os momentos preconizados pela OMS?
Enfermagem Exame Físico Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem Anamnese (Coleta de Dados) + 2
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, analise as afirmativas abaixo:
I. O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes públicos e em ambientes privados a critério do empregador, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
II. Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.
III. O Processo de Enfermagem,...
Enfermagem Exame Físico Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem Anamnese (Coleta de Dados) + 2
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
Relaciona a etapa do Processo de Enfermagem com sua respectiva definição, prevista na Resolução do COFEN 358, de 15 de outubro de 2009.
1. Histórico de Enfermagem. 2. Diagnóstico de Enfermagem. 3. Planejamento de Enfermagem. 4. Implementação. 5. Avaliação de Enfermagem.

( )Processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

( )Realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.
( )Processo deliberado, sistemático e contí...
Enfermagem Doenças Crônicas Não Transmissíveis Diabetes Mellitus Exame Físico + 1
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
No Teste de Tolerância a Glicose TTG-75, o paciente recebe uma carga de 75g de glicose - em jejum - e a glicemia é medida antes da carga e 120 minutos após a ingestão.
Assinale a alternativa CORRETA quanto a interpretação do resultado do teste pós-sobrecarga de glicose:
10 Q917987
Enfermagem Doenças Crônicas Não Transmissíveis Diabetes Mellitus Atenção Básica e Saúde da Família
Ano: 2023
Banca: UNIFASE - RJ
O acompanhamento do paciente com Diabetes melittus (DM) por equipe multiprofissional é de fundamental importância para a avaliação da evolução da doença, adesão às orientações e prevenção de complicações. Sobre o acompanhamento de pacientes com Diabetes mellitus, leia as seguintes afirmativas:
I. Em pessoas com DM tipo 2 em uso de antidiabéticos orais a monitorização da glicemia capilar não é recomendada rotineiramente.
II. A meta para o tratamento da hiperglicemia em adultos, atualmente recomendada pela Associação Americana de diabetes, é alcançar HbA1c <5,7%.
III. Uma maior flexibilidade dos índices glicêmicos é recomendada também para pessoas com Diabetes do tipo II cujo início ocorreu entre 45 e 65 anos.
IV. O controle glicêmico pode ser monitorado por glicemias...