Enfermagem Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem Enfermagem em UTI
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
O balanço hídrico (BH) é contabilizado de acordo com as rotinas de cada instituição, sendo recomendável não usar intervalos maiores que 12h para contabilizar os ganhos e as perdas hídricas. Sobre o balanço hídrico, é CORRETO afirmar que:
Enfermagem Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem Sinais vitais Enfermagem em UTI
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
A pressão arterial invasiva (PAI) permite a leitura dos parâmetros da pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD) e da pressão arterial média (PAM). Sobre a pressão arterial invasiva, analisar os itens abaixo:


I. A indicação da PAI é feita a pacientes que recebem infusão de aminas vasoativas, vasodilatadores, vasopressores, inotrópicos ou com instabilidade hemodinâmica, pressões arteriais instáveis ou flutuantes, em casos de emergências hipertensivas e pacientes em estados de choque.
II. As artérias de primeira escolha para a instalação da PAI são a braquial e a axilar.
III. São critérios para a seleção da artéria a ser canulada: diâmetro arterial em relação ao diâmetro do cateter, acessibilidade do local, sítio de punção isento de contamina...
Enfermagem Doenças Crônicas Não Transmissíveis Doenças Renais Fisiologia + 1
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
A doença renal, aguda ou crônica, é uma entidade nosológica que pode ser resultado de um processo patológico primário ou uma complicação de doenças subjacentes como o diabetes melito. Sobre a função renal, analisar os itens abaixo:
I. Insuficiência renal (IR) é a incapacidade de os rins executarem as principais funções de remover escórias metabólicas do corpo ou realizar funções reguladoras.
II. Insuficiência renal crônica é uma doença de evolução prolongada, insidiosa, podendo ser assintomática, na qual ocorre perda irreversível da função glomerular.
III. As manifestações clínicas gastrintestinais das disfunções urinária e renal incluem: náuseas, vômito, diarreia, desconforto abdominal e íleo paralítico.

Está(ão) CORRETO(S):
Enfermagem Doenças Gastrointestinais Urgência e emergência
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Considerando-se os exames para investigação de apendicite, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
_______________ é o sinal de dor à descompressão abdominal brusca do ponto de McBurney. É indicativo de peritonite, geralmente associada à apendicite.  
Enfermagem Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem Enfermagem em UTI
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
O cateterismo vesical é utilizado no tratamento de retenção urinária aguda ou crônica. Considerando-se o tipo de cateter utilizado e sua indicação, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Cateter de 1 via (sem balonete). (2) Cateter de 2 vias (Foley - com balonete). (3) Cateter de 3 vias (Foley threeway - com balonete).
(_) Cateterismo vesical de alívio.
(_) Cateterismo vesical de demora.
(_) Cateterismo vesical de demora com irrigação vesical.
(_) Controle rigoroso da diurese através de balanço hídrico. 
Enfermagem Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem Fisiologia Fisiologia do Sistema Digestório
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
A dificuldade da passagem dos alimentos pelo trato digestivo é chamada de:
Enfermagem Administração de medicamentos Medicação Endovenosa
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
O método de administração de medicamentos por via intravenosa (IV) utiliza pequenos volumes (25 a 250ml) de soluções compatíveis infundidas em um intervalo de tempo desejado. É possível administrar a infusão intermitente do medicamento com qualquer um dos seguintes métodos: piggyback, administração com controle de volume ou minibombas infusoras. Sobre os cuidados na administração de medicamentos por IV, analisar os itens abaixo:
I. Nunca administrar medicamentos IV por meio do equipo em uso para infusão de sangue, hemoderivados ou soluções de nutrição parenteral.
II. Se o sítio do acesso IV do paciente tiver um cateter salinizado, limpar a entrada do cateter usando swab com álcool e avaliar a perviedade do dispositivo IV, irrigando com 2 a 3ml de cloreto de sódio.
III. Aval...
Enfermagem Cuidados de Enfermagem Enfermagem em Centro Cirúrgico Pré-Operatório
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
O uso de opioides epidurais requer observação criteriosa e cuidados de enfermagem, por isso a maioria das instituições exige treinamento especializado de enfermeiros que aplicam analgesia epidural. Sobre as possíveis complicações da analgesia epidural e os cuidados necessários, analisar os itens abaixo:
I. O cateter representa uma ameaça à segurança do paciente, em função de sua localização anatômica, seu potencial de migrar pela dura-máter e sua proximidade em relação aos nervos e vasos espinais.
II. A migração do cateter para o espaço subaracnóide pode produzir altos níveis perigosos de medicação. Entre as complicações frequentes, estão: hipotensão, depressão respiratória, bloqueio motor, retenção urinária, prurido e infecção superficial ao redor do cateter.
III. Não deve...
Enfermagem Saúde da Mulher Doenças Infecciosas e parasitárias Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias + 1
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
As doenças/infecções sexualmente transmissíveis (DSTs/ISTs) são doenças do sistema genital causadas por microrganismos transmitidos pela relação sexual por via vaginal, anal ou oral. Considerando-se as DSTs, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
______________ é uma infecção bacteriana séria e potencialmente muito grave. É muito contagiosa e é de notificação compulsória às autoridades de saúde. Aumenta o risco de Doença Inflamatória Pélvica (DIP), infertilidade, gravidez ectópica. Causada pelo diplococo gram-negativo intracelular aeróbio, a N. gonorrhoeae.
10 Q917937
Enfermagem Saúde da Mulher Doenças Infecciosas e parasitárias Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias + 1
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Sífilis é uma infecção bacteriana complexa e curável, causada pelo espiroqueta Treponema pallidum. Sobre a sífilis, analisar os itens abaixo:
I. É uma doença sistêmica grave que pode levar à incapacidade e morte se não for tratada.
II. Todas as gestantes devem ser examinadas à procura de sífilis na primeira consulta pré-natal e o exame deve ser repetido no terceiro trimestre.
III. Os espiroquetas da sífilis penetram rapidamente nas mucosas íntegras ou em lesões microscópicas na pele e, em algumas horas, penetram no sistema linfático e na corrente sanguínea e provocam infecção sistêmica muito antes do aparecimento da lesão primária.

Está(ão) CORRETO(S):