Em relação à Sondagem Vesical, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) Durante a passagem da sonda vesical no sexo feminino, a paciente deve ficar em posição de litotomia, expondo apenas os genitais. ( ) Realiza-se irrigação vesical para prevenir a obstrução da sonda vesical pela remoção de coágulos sanguíneos, secreções ou fragmentos. ( ) Na sondagem vesical de alívio, deve ser insulflado o balão com a quantidade de água indicada na sonda durante o procedimento de esvaziamento da bexiga. Para retirada da sonda, deve ser desinsuflado o balão para retirada da sonda. ( ) Não há necessidade de troca rotineira da sonda vesical de ...Um homem, com 70 anos, com diagnóstico médico de câncer de próstata, emagrecido e acamado. O Enfermeiro, durante o exame físico, observou a presença de uma úlcera de pressão infectada, com grande drenagem de exsudato em região calcânea. Considerando o conhecimento em relação às coberturas de curativos, a prescrição de enfermagem para o paciente deverá ser curativo com:
Considerando as coberturas e soluções utilizadas em curativos, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) A clorexidina alcoólica é uma solução que possui uma atividade germicida. É bacteriostática em baixa concentração e bactericida em alta concentração. É comumente aplicada em pele e mucosas, incluindo inserção de cateteres, atuando na prevenção de colonizações. Esta solução não pode ser aplicada em feridas abertas. ( ) O Alginato de Cálcio é uma cobertura composta por íon de prata e cálcio, agindo diretamente na membrana citoplasmática da bactéria, resultando em ação bactericida de imediato e bacteriostática residual. Seu uso é indicado...Em relação à técnica de curativo, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:
I- A técnica da limpeza de uma ferida limpa deve ser realizada com movimentos de fora para dentro e, quando infectada, com movimentos de dentro para fora. II- A limpeza da úlcera de pressão visa remover fragmentos, material de curativos antigos e tecido necrótico de sua superfície, sendo a irrigação pressurizada adequada para quase todos os procedimentos de limpeza de feridas. III- Ao iniciar o procedimento de curativo, obedecer aos princípios de assepsia, abrir o pacote de curativo, colocar as pinças com as partes que serão manuseadas na parte de fora do campo e as gazes sobre o campo. IV- O desbridamento é um fator im...Em relação a anatomia e a fisiologia da pele, assinale a alternativa correta:
O exame físico compreende a inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta, além da utilização de alguns instrumentos e aparelhos. Para realização de cada etapa, o examinador utiliza os sentidos, sobretudo, a visão, o tato e a audição. Na ____________, é realizado o golpeamento com um dedo a borda ungueal ou a superfície dorsal da segunda falange do dedo médio ou indicador da outra mão, que se encontra espalmada e apoiada na região de interesse. O som encontrado em regiões que contenham ar, recobertas por membranas flexíveis, como o estômago é chamado ______________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmativa acima.
Considerando os cuidados com a transfusão de hemocomponentes, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.
I- A conferência dos dados contidos no rótulo da bolsa e no prontuário do paciente, além da identificação positiva do receptor devem ser obrigatoriamente realizadas antes da instalação de uma transfusão, a fim de prevenir, entre outros riscos, a sua instalação indevida. II- O tempo de infusão de cada bolsa deve ser indicado pelo médico, entretanto, nunca deve exceder a 6 horas. III- É imprescindível a verificação dos sinais vitais do paciente para orientar os cuidados pré e pós-transfusionais. Durante todo período de transfusão, o paciente deve ser rigorosamente observado e, pelo menos nos primei...Uma mulher, com 80 anos, encontra-se emagrecida e acamada. Durante o exame físico, o enfermeiro verificou a presença de uma lesão em região sacral compatível com uma úlcera de pressão em Estágio I. Considerando o tipo de lesão e as coberturas de curativos disponíveis no mercado, a prescrição de enfermagem para essa paciente poderia ser com:
Assinale a opção correspondente ao diagnóstico correto de padrão ineficaz de alimentação do lactente.
A coleta de dados, ou histórico de enfermagem, é a primeira etapa da sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Considerando que o raciocínio diagnóstico, associado à coleta de dados de enfermagem, envolve o reconhecimento da existência de indicadores, a geração mental de diagnósticos possíveis e a comparação de indicadores com diagnósticos possíveis, assinale a opção correta.