A cirrose hepática é uma doença degenerativa do fígado causada por lesão celular generalizada, ocorrendo distúrbios digestivos e metabólicos, defeitos de coagulação e desequilíbrios hidroeletrolíticos. Avaliando as afirmações abaixo, marque a ERRADA:
Com relação aos desequilíbrios hídricos está a hipovolemia, que se caracteriza por um déficit de volume hídrico e relaciona-se com um baixo volume de líquido extracelular, ocorrendo também uma depleção de substâncias químicas que são os eletrólitos. Analise e assinale dentre as alternativas abaixo a ERRADA:
Com relação à diarreia aguda e desidratação, analise as alternativas abaixo, se certas ou erradas:
( ) O quadro clínico varia com o agente etiológico, o mecanismo da diarréia e a intensidade das perdas, a repercussão sobre o estado geral e a prostração dependem da intensidade da desidratação e da infecção.
( ) O enfermeiro ao avaliar a hidratação da criança deve analisar a umidade das mucosas, a elasticidade da pele e o tempo de recoloração.
( ) O enfermeiro deve atentar para a diurese que pode estar mantida, apesar da desidratação nos casos de diabetes mellitus, insípido e desidratação hipotônica.
( ) Dentre as situações que prejudicam a avaliação da desidratação encontra-se a hipernatremia ou desidratação hipertônica pois atenua os sinais de desidra...
Em nível ambulatorial, na atenção básica quando se inicia consulta de puericultura, o recém nascido pode apresentar sinais de comprometimento respiratório, quando se faz necessária uma intervenção imediata do enfermeiro. Com base nisso avalie abaixo qual alternativa está INCORRETA:
A infecção neonatal pelo vírus herpes simples (HSV) é sempre grave e acompanhada por significativa morbimortalidade, mesmo com terapêutica antiviral específica. Levando-se em consideração a epidemiologia, transmissão, patogênese e manifestações clínicas. A avalie as alternativas seguintes e marque a ERRADA:
A meningocele é uma herniação da meninge e medula, através da espinha bífida (vértebras não fundidas posteriormente). O enfermeiro precisa assistir adequadamente as crianças com meningocele, pois estas precisam de uma SAE aplicada de uma vez que a intervenção é realizada após planejamento criterioso. Analise as proposições abaixo e marque a alternativa ERRADA:
A pressão arterial é regulada pelo sistema nervoso autônomo, pelos rins e várias glândulas endócrinas. É representada pelo débito cardíaco e pela resistência vascular periférica. A avaliação de níveis pressóricos é importante para que sejam identificados indivíduos com risco de insuficiência cardíaca, renal e acidente vascular encefálico. Marque a alternativa CERTA:
A Artrite Reumatóide (AR) é um distúrbio inflamatório sistêmico do tecido conjuntivo e articulações, caracterizado pela cronicidade e pro remições e exacerbações. Identifique se VERDADEIRAS ou FALSAS as questões abaixo:
( ) AR é uma doença auto-imune que afeta o tecido sinovial pois os linfócitos do infiltrado inflamatório deste tecido produzem o fator reumatóide.
( ) Neste processo imunológico da AR ( Artrite reumatóide) não há participação dos leucócitos polimorfonucleares e dos monócitos pois não há processo de fagocitose e nem liberação de enzimas lisossômicas como em outros processos auto-imunes.
( ) O processo inflamatório da AR é denominado sinovite e o tecido sinovial apresenta uma hiperplasia rea...
Infecção bacteriana aguda ou crônica do rim e da pelve renal. A Escherichia Coli é responsável por mais de 80 % das infecções. Os maiores fatores de risco são a obstrução e refluxo urinário. Nesta inflamação o volume dos rins aumenta bastante, o córtex e a medula renal apresentam abscessos, os rins apresentam sinais degenerativos e tornam-se pequenos e atróficos. Na urinálise a principal anormalidade é a piúria. Pode ocorrer nictúria e poliúria. Trata-se de:
O Diabetes Melittus, distúrbio pancreático que afeta o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas; é identificado como uma síndrome metabólica que inclui obesidade, especialmente na área abdominal, hipertensão arterial, aumento de níveis de triglicerídeos e de glicemia. Com relação aos hipoglicemiantes orais, analise as questões abaixo e identifique a ERRADA: