Sobre a tuberculose, analisar os itens abaixo: I. É uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium. II. Sua transmissão ocorre por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por uma pessoa doente.
Conforme RICCI, em relação à sífilis, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (_) As espiroquetas da sífilis não conseguem atravessar a placenta, por isso, a doença não é transmitida de mãe para filho. (_) A sífilis é uma doença sistêmica grave que pode levar à incapacidade e à morte, se não for tratada. (_) O tratamento da sífilis é a penicilina G, administrada por via intramuscular ou intravenosa.
De acordo com KAWAMOTO, venóclise consiste na administração de volumes de líquidos no organismo através de uma veia. Em relação a esse procedimento, analisar os itens abaixo: I. Dependendo das condições do vaso, das características do paciente, do tipo de soluções e medicamentos utilizados, podem ocorrer alterações no ponto de inserção do cateter, e, ao longo do trajeto venoso, dor, hiperemia e sinais flogísticos. II. A observação atenta do local de inserção pode ser auxiliada pela aplicação da Escala de Glasgow. III. A venóclise é indicada para administrar fluidos, medicamentos, nutrição parenteral e hemoderivados. Está(ão) CORRETO(S):
De acordo com MOTTA, sobre controle de diurese, analisar a sentença abaixo: Controle de diurese trata-se da coleta de urina em um período de 24 horas (1ª parte). O débito da urina será feito com intervalo de horas, determinado de acordo com as condições clínicas do cliente (2ª parte). A sentença está:
A sondagem vesical é uma técnica que consiste na introdução de um cateter pela uretra do paciente até a bexiga, permitindo a drenagem da urina. Esse procedimento NÃO é usado para:
A Lei 8.080/90 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Sobre esse tema, é correto afirmar:
Os princípios e diretrizes, a caracterização e a relação de serviços ofertados na Atenção Básica serão orientadores para a sua organização nos municípios. É considerado um princípio da atenção básica:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos elos da cadeia da sobrevivência nos atendimentos de vítimas em parada cardiorrespiratória (PCR) no ambiente intra-hospitalar.