121 Q351724
Enfermagem
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
O técnico de enfermagem ao atender um paciente portador de transtorno mental deve, dentre outras condutas,
122 Q350810
Enfermagem
Ano: 2014
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)
O sofrimento mental comum pode estar associado a alguns aspectos do contexto de vida das pessoas, sendo de suma importância que sejam reconhecidos pela equipe de saúde que atua na Estratégia Saúde da Família. São eles:
123 Q348251
Enfermagem
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Os mecanismos de defesa são uma das principais estratégias que o ser humano utiliza para lidar com o sofrimento psíquico.

Quando um profissional de enfermagem desloca para os outros seus sentimentos incômodos acerca do setor no qual foi lotado, expressa o mecanismo de
124 Q366304
Enfermagem
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca dos principais tipos de transtorno mental, assinale a opção correta.

125 Q352391
Enfermagem
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere à assistência em saúde mental, julgue o item abaixo. O paciente com depressão, um distúrbio de humor que pode ser mascarado por ansiedade e queixas somáticas, nunca deve ficar sozinho, dado o risco de suicídio associado a sua condição.
126 Q352106
Enfermagem
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental deve centrar-se no cuidado da pessoa, da família e da comunidade, com vistas ao preparo para a reintegração ou reabilitação social desse indivíduo. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A assistência de enfermagem ao indivíduo com depressão deve visar à proteção da sua vida, uma vez que o quadro gerado pela depressão pode resultar em suicídio.

127 Q366294
Enfermagem
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Conforme a Portaria nº 130/2012 do Ministério da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas (CAPS AD III) tem por objetivo

128 Q366258
Enfermagem
Ano: 2012
Banca: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

Sobre ações preventivas na área de saúde mental para trabalhadores em hospital, pode-se afirmar que:

129 Q366232
Enfermagem
Ano: 2012
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

“O pesar é um estado subjetivo de respostas emocionais, físicas e sociais à perda de uma entidade a que se dá valor. Divide-se em cinco estágios.” Diante do exposto, relacione as colunas.

A sequência está correta em

130 Q366231
Enfermagem
Ano: 2012
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Com base no modelo assistencial em saúde mental no país e nos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, é INCORRETO afirmar que