71 Q348259
Enfermagem
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Alguns exames e procedimentos terapêuticos requerem a colocação do paciente em uma determinada posição, expondo-o o menos possível. A posição indicada para cirurgia ou exames de períneo é a
72 Q360476
Enfermagem
Ano: 2013
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Em relação às reações transfusionais (RTs), leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (v) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta: ( ) Consideram-se RTs os agravos ocorridos durante ou após a transfusão sanguínea e a ela relacionados. ( ) As RTs imediatas são aquelas que ocorrem até 24 horas após a transfusão sanguínea. ( ) As RTs imediatas notificáveis são aquelas que ocorrem por doenças transmissíveis como hepatite, HIV/AIDS, doença de chagas, entre outras. ( ) A constante vigilância e a identificação precoce dos sintomas de RTs garantem o sucesso das intervenções. Devem ser observados os sintomas de alterações de pele (rubor, piloereção e sudorese) e nos parâmetros hemodinâmicos.

73 Q352183
Enfermagem
Ano: 2013
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Um paciente descalço encontra-se de pé, com o peso distribuído igualmente nos membros inferiores e com os pés ligeiramente afastados sobre o chão forrado. Essa posição ereta é também denominada posição

74 Q351462
Enfermagem
Ano: 2013
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
Para o diagnóstico da sífilis, no período gestacional, deve-se fazer a pesquisa de
75 Q360486
Enfermagem
Ano: 2012
Banca: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Qual o valor aproximado do hematócrito de um homem que apresenta um valor de hemoglobina de 12 g/dL?

76 Q360484
Enfermagem
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Acerca do exame de cultura sanguínea para identificação de patógenos, é correto afirmar:

77 Q360482
Enfermagem
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda e tem, como complicações, sequelas paralíticas e parada respiratória devido à paralisia muscular. Seu diagnóstico laboratorial é realizado por meio de uma amostra de:

78 Q360480
Enfermagem
Ano: 2012
Banca: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

Paciente do sexo masculino, 62 anos, ex-etilista. É internado com uma insuficiência hepática. Ao avaliar o prontuário desse paciente, o enfermeiro encontrou os exames de bilirrubina, tempo de protrombina, fosfatase alcalina, ureia e amônia. Em relação aos resultados desses exames, é CORRETO afirmar que:

79 Q360478
Enfermagem
Ano: 2012
Banca: Instituto Graça Aranha

Em relação à técnica de coleta e armazenamento de amostras para o exame de escarro, o técnico de enfermagem pode:

80 Q360469
Enfermagem
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com relação aos cuidados de enfermagem ao paciente submetido a ressonância magnética, assinale a opção correta.