Questões sobre Bioética e Legislação Profissional da CETRO

L. F., sexo feminino, teve alta pela manhã e foi pedido ao Técnico em Enfermagem que iniciasse o procedimento, tomando todas as providências necessárias. Assim, o profissional precisou ter o cuidado de

I. avisar o paciente com, pelo menos, 30 minutos de antecedência.

II. verificar a assinatura do médico na folha de alta.

III. avisar a família, a tesouraria e o serviço de nutrição.

IV. providenciar os medicamentos necessários, conforme rotina.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Foi trazido pelo resgate um morador de rua com alguns ferimentos após ter sido vítima de atropelamento. Solicitou-se, então, que um dos Técnicos em Enfermagem de plantão cuidasse dos ferimentos, que embora leves, poderiam infeccionar em vista das condições de higiene do morador. O Técnico em Enfermagem se recusou a atendê-lo, sem prestar socorro ou explicar sua atitude. Pode-se afirmar, então, que este profissional infringiu um artigo do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. A este respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O Técnico em Enfermagem infringiu o artigo 16 do Código de Ética, pois é dever do profissional de Enfermagem respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade do ser humano.

  • B.

    O Técnico em Enfermagem infringiu o artigo 13 do Código de Ética, pois é dever do profissional de Enfermagem assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imprudência.

  • C.

    O Técnico em Enfermagem infringiu o artigo 15 do Código de Ética, pois é dever do profissional de Enfermagem prestar Assistência de Enfermagem sem discriminação de qualquer natureza.

  • D.

    O Técnico em Enfermagem infringiu o artigo 10 do Código de Ética, pois é dever do profissional de Enfermagem avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: