Banca:
Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
O CRIO (crioprecipitado) é indicado em pacientes com deficiência de alguns componentes sanguíneos. Resulta do processo de descongelamento do plasma fresco e contém glicoproteínas de alto peso molecular, principalmente:
Julgue os itens subsequentes em relação às atribuições do enfermeiro segundo as normas do Ministério da Saúde para atenção à saúde e consulta de enfermagem. Deve-se orientar o paciente acerca do tratamento com dose única de medicação endovenosa específica e recém-desenvolvida para casos de hanseníase 666.
Banca:
Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
A administração de fármacos e soluções por cateteres, sondas e seringas é prática de enfermagem comum, que pode ser desenvolvida em ambientes de atendimento à saúde. A infusão de soluções em vias erradas, como soluções que deveriam ser administradas em sondas enterais serem realizadas em cateteres intravenosos, em razão da possibilidade de conexão errada, é um evento frequente, porém pouco documentado, que pode causar graves consequências e até a morte do paciente. Com base nessas informações, no que tange à assistência de enfermagem na infusão de soluções e medicamentos parenterais, assinale a alternativa que apresenta a medida a ser adotada.
Banca:
FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
A administração de medicamentos é uma das funções do técnico de enfermagem, para tanto, o profissional precisa estar atento à prescrição médica e ao preparo da substância a ser administrada. Sendo-lhe solicitado a aplicar 0,2 ml de um medicamento por via intramuscular, cuja ampola possui 0,5 ml, com 2mg/ml, a quantidade em mg a ser administrada é de:
Banca:
Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)
Uma solução de 500ml de soro fisiológico deve ser infundida por via endovenosa em 6 horas. Quantas gotas por minuto aproximadamente deve ser administrada nessa prescrição?
Banca:
Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)
A administração de medicamentos é uma das atividades que o técnico de enfermagem desenvolve com muita frequência, requerendo muita atenção e sólida fundamentação técnico-científica. Analise os itens abaixo:
I- A via de administração correta da insulina é a via intradérmica.
II- Todo medicamento administrado deve ser registrado e rubricado na prescrição.
III- A via subcutânea é indicada para a aplicação de vacina BCG e como auxiliar em testes diagnósticos e de sensibilidade.
IV- A via intramuscular é utilizada quando se deseja uma ação rápida do medicamento ou quando outras vias não são propícias. As soluções administradas por essa via devem ser cristalinas, não-oleosas e sem flocos em suspensão.
Banca:
Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)
O uso de solução padrão de alguns medicamentos varia conforme definem os serviços assistências; respeitando, logicamente, os critérios farmacológicos da droga. Neste sentido, verifica-se que vários serviços de cuidados intensivos regulamentam o preparo de solução padrão de noradrenalina com uso de uma ampola desta droga, na concentração de 2mg/4ml, e um frasco de soro glicosado a 5% de 250ml.
Considerando a situação acima, é correto afirmar que
Banca:
Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)
Droga é uma substância [...] que tem finalidade medicamentosa ou sanitária (BRASIL, 1973, p.1). A dose é a quantidade de uma droga administrada no organismo, a fim de produzir efeito terapêutico. [...]
A dose __________ é a dose necessária para manter os níveis desejáveis de medicamento na corrente sanguínea e tecidos, durante o tratamento (LIMA, 2000, p.83).
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é