411 Q1005562
Enfermagem
Ano: 2022
Banca: AMAUC
Em relação a hipertensão arterial, marque verdadeiro (V) ou falso (F), nos itens abaixo.
(__)A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais.
(__)Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.
(__)O hipertenso deve manter um peso saudável. Também é importante avaliar a medida da circunferência abdominal (cintura), que no homem não deve ultrapassar 100 cm e, na mulher, 90 cm.
(__)O risco diminui com a idade. Após os 55 anos,...
412 Q1005561
Enfermagem
Ano: 2022
Banca: AMAUC
Com base nos conhecimentos técnicos de enfermagem, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um tipo de cobertura de poliuretano. Promove ambiente de cicatrização úmido, mas não apresenta capacidade de absorção. Não deve ser utilizado em feridas infectadas.
413 Q1005560
Enfermagem
Ano: 2022
Banca: AMAUC
Em relação a atenção básica, analise as afirmativas abaixo.
I.Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação ambiental.
II.Caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, somente no âmbito individual, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.
III.Considera o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sócio-cultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saud...
414 Q1005559
Enfermagem
Ano: 2022
Banca: AMAUC
Em relação a Lei Federal nº 8.080/90, analise as afirmativas abaixo.
I.A iniciativa privada não poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS).
II.O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

III.À direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) compete apenas: promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde; acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde (SUS) e prestar apoio técnico e financeiro aos Municípios e executar supletivamente ações e serviços de saúde.
IV.O atendimento e a internação domic...
415 Q1005558
Enfermagem
Ano: 2022
Banca: FAU
É uma doença causada por hipersensibilidade a imunocomplexos e pode ser desencadeada por distintos fármacos, infecções virais e neoplasia. O eritema cutâneo pode começar como máculas que se tornam pápulas, vesículas, bolhas, placas de urticária ou eritema confluente. O centro dessas lesões pode ser vesicular, purpúrico ou necrótico. A lesão patognomônica tem a aparência em "alvo"; podem evoluir, coalescer, aumentar de tamanho e número; o sinal de Nikolsky pode estar presente (desprendimento da pele com leve fricção, tornando-a desnuda e suscetível à infecção secundária); embora as lesões possam ocorrer em qualquer lugar, a face, o pescoço e o tórax são geralmente mais afetados. É considerada uma emergência médica:
416 Q1005557
Enfermagem
Ano: 2022
Banca: FAU
São considerados níveis normais quando a contagem de plaquetas se encontra dentro do intervalo de 150 mil a 400 mil por microlitro de sangue. Assinale a alternativa correta:
417 Q1005556
Enfermagem
Ano: 2022
Banca: FAU
Assinale a alternativa correta em relação ao conceito de queimadura de segundo grau:
418 Q1005555
Enfermagem
Ano: 2022
Banca: FAU
Analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:
I - Gravidez ectópica. II - Descolamento ovular. III - Descolamento da placenta. IV - Placenta prévia. V - Aborto espontâneo. VI - Infecção uterina. 
419 Q1005554
Enfermagem
Ano: 2022
Banca: FAU
Os itens não apresentam relação com possíveis sangramentos durante a gravidez. 
420 Q1005553
Enfermagem
Ano: 2022
Banca: FAU
Preencha a lacuna com a alternativa correta: A Resolução-RDC Nº 42, de 25 de outubro de 2010, “dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde do País, e dá outras providências” - Seção III Art. 4º Item X - Preparação alcoólica para higienização das mãos sob as formas gel, espuma e outras: preparações contendo álcool, na concentração final mínima de _______ com atividade antibacteriana comprovada por testes de laboratório in vitro (teste de suspensão) ou in vivo, destinadas a reduzir o número de micro-organismos; recomenda-se que contenha emolientes em sua formulação para evitar o ressecamento da pele.