Sobre o tratamento conservador, analise as afirmativas a seguir:
I. Tratamento conservador é uma modalidade de terapia renal substitutiva, em que o próprio paciente ou familiar/cuidador manuseia os equipamentos instalados em sua residência, após treinamento por um profissional habilitado.
II. No âmbito do tratamento conservador, o plano de suporte avançado de vida deve incluir protocolos para o manuseio de sintomas dolorosos.
III. Caso haja a opção pela manutenção do paciente em tratamento conservador, o paciente deve assinar um termo de consentimento livre e esclarecido, que deve ser anexado ao seu prontuário.
Assinale a alternativa correta:
No que se refere aos requisitos de boas práticas de funcionamento dos serviços de diálise, analise as afirmativas a seguir:
I. Todos os membros da equipe de saúde responsáveis pelo atendimento ao paciente durante o procedimento hemodialítico devem permanecer no ambiente de diálise durante toda a sessão.
II. Dialisadores que não possuam capilares com membrana biocompatível podem sofrer reuso.
III. A assistência ao paciente com sorologia positiva para hepatite B (HBsAg+) deve ser realizada por profissional exclusivo durante toda a sessão de hemodiálise.
IV. A diálise peritoneal pode ser realizada em sistema aberto.
Assinale a alternativa correta:
O processo de enfermagem organiza-se em etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes.
São etapas do processo de enfermagem, EXCETO:
A ocorrência de eventos adversos tem um importante impacto nos serviços de saúde, pois acarretam aumento na morbidade, na mortalidade, no tempo de tratamento dos pacientes e nos custos assistenciais, além de repercutir em outros campos da vida social e econômica do país.
São objetivos do ciclo de investigação em segurança do paciente, EXCETO:
A reposição enteral de líquidos e eletrólitos é adequada aos indivíduos em processo de desidratação, desde que eles mantenham estabilidade hemodinâmica.
Em relação ao processo de reposição enteral de líquidos, é incorreto afirmar:
Para a avaliação do estado fisiológico dos pacientes submetidos ao procedimento anestésico cirúrgico, tem-se utilizado, na maioria das salas de recuperação pós-anestésica (SRPA), o índice de Aldrete e Kroulik. E, após a avaliação dos itens, somam-se os escores, obtendo-se um escore total que subsidiará o julgamento de alta ou não do paciente da SRPA.
Esse índice baseia-se na avaliação dos seguintes sistemas:
O enfermeiro e sua equipe de enfermagem devem ter uma preocupação importante em relação à terapia com digoxina, cujas manifestações clínicas incluem: anorexia, náuseas, distúrbios visuais, confusão e bradicardia.
Esse quadro se refere a intoxicação por:
A estenose mitral é uma obstrução do fluxo sanguíneo do átrio esquerdo para dentro do ventrículo esquerdo.
A causa mais comum, que provoca espessamento progressivo dos folhetos da valva mitral e das cordas tendíneas, refere-se a: